Avançar para o conteúdo principal

Senhora de Galegos

A Festa da Senhora de Galegos (Cortiço) é uma daquelas romarias em que se respira tradição. Nada sei da sua história... Apenas poderei dizer que o lugar, pela presença de sepulturas antropomórficas, terá sido, desde tempos muito remotos, lugar de culto. Porém, não é na história do lugar ou do culto que centro estas breves palavras. É na gente e no ambiente que lá se vive.
A alguns quilómetros da aldeia, por um caminho em terra batida, entre carvalhos e castanheiros, chega-se à pequena capela. Rodeia-a um murito em granito. Existem ainda duas construções graníticas que servem de apoio às festividades. Mas a festa, depois do culto religioso, espalha-se pelo pequeno outeiro, protegido por carvalhos que lhe dão uma beleza extraordinária. As pessoas, reunidas em grupos de familiares e amigos, comem e bebem sorridentes, sobre mesas portáteis ou liteiros e toalhas espalhados pela erva. O espírito barrosão transborda dos copos, sobra nos pratos e nas travessas, corre nos olhares felizes da festa que durará até ser outro dia. No pequeno coreto prepara-se a banda, enquanto começa a soar uma concertina acarinhada por dedos hábeis e conhecedores dos sons populares. E todos os olhares se voltam para o tocador, como se os ouvidos não fossem suficientes para misturar aquelas notas com mais um golito e uma dentada no pernil cozido.
Começa o leilão... "100 ouros: uma! 100 ouros: duas! 150 ouros! 150 ouros! 150 ouros: uma! Quem dá mais? 150 ouros: duas..." Pouco valem os objectos. Mas é admirável a forma como as pessoas se entregam, no espírito de festa familiar, ao apregoar feito do coreto...

Quase poderia dizer-se que aquele outeiro é uma mesa comum, onde se aquece a alma, como que uma última ceia que se repete, onde todos são cristos e apóstolos e vivem com a intensidade de ser a última... até chegar o ano seguinte ou a 8 de Setembro, numa segunda edição ainda mais comunitária.

Tudo o que poderia dizer-se sobre esta festa e sobre a forma como é vivida pelas pessoas não caberia em poucas palavras. Por estas me fico, na esperança de que perdure esta romaria e todas as outras que subsistem em moldes ainda tradicionais.

Se não for a 8 de Setembro, para o ano lá estaremos... Para a próxima última ceia.

Comentários

  1. Anónimo4.9.07

    Re Olà
    Acabo de descobrir o vosso blog, de que sinceramente gosto e acho muito interessante.
    Se vôcés aceitarem, eu gostaria de por o TdB na minha lista de links.
    Para descobrirem o meu blog : http://www.aldeia-de-gralhas.neufblog.com/ , e se vôcés tambem o quizerem linkar ;-)podem é claro !
    Nao sei se o victor Laiginhas é um dos donos do café que se encontra nao longe da antiga loja da Mena (mobilia). Desculpem a minha curiosidade, mas eu fiz uma parte da minha primaria em Montalegre e conheci muito bem o Victor.
    Bem, esperando ler-vos em bréve.
    E ainda, parabems para o vosso blog !
    Abraço amigo de Paris
    Maria Yvonne
    PS : podem escrever-me via meu blog

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4.9.07

    Que bom ter novidades tuas Victor,um rapaz que eu adorava quando era miuda e com quem andei na escola em Montalegre :-)
    Agradeço pela tua mensagem.
    Que é feito de ti ?
    Ainda existe a Cervejaria Pelourinho ?
    Esperando ler-te em brève...
    Um abraço
    Yvonne
    aqui fica o meu email :rosadosventos@hotmail.fr

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9.9.07

    Pois é, pois é ...
    É do mais autêntico e do melhor que a nossa terra tem. Tem conseguido manter-se com dignidade. Ainda vai havendo coisas por que vale a pena ir a Montalegre.
    E dá sempre para recordar que era na Senhora de Galegos que se comprava a navalha para escavacar nos paus. E matar o tempo quando se ia com as vacas para lameiros mais desviados, sem outros pastores nas proximidades.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Feira do Fumeiro Montalegre 2012

21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 - De 26 a 29 de Janeiro A edição 21.ª da Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 vai acontecer entre os dias 26 a 29 de Janeiro. Não perca esta oportunidade, venha até Montalegre e delicie-se com o excelente fumeiro e presunto da região de Barroso. Programa da 21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 QUINTA-FEIRA – DIA 26 15h00 – Receção dos convidados no Pavilhão Multiusos 15h30 – Sessão de abertura presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo 16h00 – Abertura oficial da XXI Feira do Fumeiro - Multiusos Visita aos pavilhões e tasquinhas Animação com Gaiteiros 20h00 – Encerramento do pavilhão Grupo de Concertinas de Ormeche 21h00 – Apresentação do livro "Portugal a Pé" na sede do Ecomuseu de Barroso SEXTA-FEIRA – DIA 27 10h00 – Abertura da Feira do Fumeiro Animação por: · Grupo de Concertinas Corajosos de Salto 20h00 – Encerramento da Feira do ...

Portugal Open de Parapente Montalegre 2011

A Competição Portugal Open de Parapente Montalegre 2011 decorre entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto de 2011. Segundo a Direcção da prova: "Montalegre e a Serra do Larouco, face às suas características e atendendo a provas já demonstradas, é sem dúvida um local de eleição para qualquer praticante de Parapente quer na disciplina de competição quer no lazer. São as condições técnicas, as condições físicas, infra-estruturas locais, e um grupo excepcional de pilotos, amigos e praticantes entusiastas do parapente, e em especial o apoio incondicional da autarquia de Montalegre, que nos leva à organização de mais um grande evento de parapente em Montalegre. Pretende ser uma prova selectiva Nacional (a contar para o campeonato nacional) e simultaneamente Internacional, OPEN de categoria FAI 2. Este evento desportivo conciliará a actividade lúdica da modalidade, mantendo a tradição, e reforçará o seu cariz competitivo, onde a performance cruzará, uma vez mais, os céus desta região. Dire...

Internet grátis para todos em Meixedo

É com imenso agrado que vemos notícias destas , sobre o concelho de Montalegre, na comunicação social nacional. Com esta medida, o elenco da Junta de Freguesia de Meixedo serve a população (é para isso que lá estão e eles sabem isso... outros esquecem-se...) e ainda poupam dinheiro, não só à Junta de Freguesia, mas também às pessoas! Iniciativas em prol do bem comum serão sempre bem-vindas e acarinhadas. A jovem equipa que está à frente da Junta de Meixedo não se encaixa no estereótipo dos novos autarcas com velhos vícios. Entre as qualidades, até esta parte demonstradas, gostaria de destacar, a gestão transparente, a visão de futuro e a promoção da igualdade de oportunidades e da cidadania. Em termos turísticos, a aldeia de Meixedo so tem a ganhar, pois, ficará mais atractiva. Os turistas modernos gostam de estar ligados ao mundo. É fundamental a oferta destas valências para responder aos novos desafios da sociedade actual. A ruralidade só por si, já não é um factor de atracção sufici...