Avançar para o conteúdo principal

Planeamento. Ou a falta dele?!

A desertificação humana do interior é um problema sério que implica a participação de todas as pessoas e de todos os sectores sociais. A esse propósito têm-se realizado umas acções de sensibilização na sede concelhia, promovidas por alguma comunicação social de Montalegre. A ideia, por si só, é de louvar, todavia, penso que é necessário tecer algumas considerações, relativamente aos eventos em causa. Estes assuntos não poderão ser tratados com a leviandade e as “trapalhadas” das últimas Jornadas Culturais, subordinadas aos temas (e passo a citar): “Barroso – Região de Alto Valor Natural” e “Nações Unidas 2008 – Ano Internacional da Batata”. Exige-se planeamento, isto é, um intenso trabalho de preparação, no qual se definem os objectivos, as várias etapas para os atingir, os prazos e os meios que possuímos para a sua concretização.
O desenvolvimento de Barroso não se compadece com dificuldades de agenda de última hora (terá sido o Sporting-Benfica?) e por isso altera-se, dois dias antes da sua realização, uma data que até foi atempadamente anunciada, no caso das primeiras jornadas.
Quanto às segundas, ficou a ideia de uma marcação, em cima do joelho, coincidindo com o Halloween de Vilar de Perdizes, já marcado e divulgado há muito tempo.
Em relação aos constantes contratempos técnicos, recuso-me a comentar, porque aí haveria muito a dizer, mas o povo que é sábio lá vai dizendo: “ a tenda quer-se com quem a entenda”... e mais não digo! Bom, mas isto são apenas datas, ou pormenores, como muitos “ilustres” dirão. Sendo assim, deixemo-nos de pormenores e vamos directos ao sumo da questão, ou seja, o que se debateu (ou não) e como se debateu.
Em primeiro lugar, temos que ter uma noção clara do ponto em que nos encontramos e a partir daí saber para onde queremos ir. É necessário que se faça uma análise SWOT, onde se analisam a nível interno as forças e as fraquezas do sector em causa e a nível externo, por um lado, as oportunidades de negócio, criação de circuitos e possibilidades de comercialização e por outro, as ameaças, nomeadamente, a força e implantação da concorrência. Se assim não for, os resultados estão à vista - serão nulos, ficando a ideia que não passam de meras manobras para entreter o povo. Uma acção implica sempre uma reacção, na mesma linha ou oposta. Sendo assim, mantenho reservas se estas acções chegaram a provocar alguma reacção nos presentes. Seria importante avaliarem-se os resultados, no sentido de se saber se vale a pena continuar nestes moldes.
Em segundo lugar, penso que assuntos da natureza dos supracitados, devem “convidar para a mesa” os actores que se encontram no terreno, independentemente, de se concordar ou não com as suas linhas de orientação e acção, desde as organizações representativas do sector (cooperativas, associações de agricultores, etc.) até aqueles que fazem disso o seu modus vivendi (agricultores, produtores, etc.), que melhor que ninguém sabem quais as dificuldades que o sector atravessa e as suas mais-valias. Após a análise das dificuldades e valências, delineiam-se linhas de acção que, posteriormente, implicam ainda um acompanhamento para evitar desvios e, se necessário for, ajustes e reformulações considerados importantes.
Estamos num ponto em que já não chegam as intenções. Urge partir para a acção, pois há muito caminho a percorrer... e assim, não vamos lá!
Vítor Afonso

Comentários

  1. Anónimo24.11.08

    Um texto,5 estrelas deveria ser publicado na imprensa regional!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Feira do Fumeiro Montalegre 2012

21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 - De 26 a 29 de Janeiro A edição 21.ª da Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 vai acontecer entre os dias 26 a 29 de Janeiro. Não perca esta oportunidade, venha até Montalegre e delicie-se com o excelente fumeiro e presunto da região de Barroso. Programa da 21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 QUINTA-FEIRA – DIA 26 15h00 – Receção dos convidados no Pavilhão Multiusos 15h30 – Sessão de abertura presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo 16h00 – Abertura oficial da XXI Feira do Fumeiro - Multiusos Visita aos pavilhões e tasquinhas Animação com Gaiteiros 20h00 – Encerramento do pavilhão Grupo de Concertinas de Ormeche 21h00 – Apresentação do livro "Portugal a Pé" na sede do Ecomuseu de Barroso SEXTA-FEIRA – DIA 27 10h00 – Abertura da Feira do Fumeiro Animação por: · Grupo de Concertinas Corajosos de Salto 20h00 – Encerramento da Feira do ...

Portugal Open de Parapente Montalegre 2011

A Competição Portugal Open de Parapente Montalegre 2011 decorre entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto de 2011. Segundo a Direcção da prova: "Montalegre e a Serra do Larouco, face às suas características e atendendo a provas já demonstradas, é sem dúvida um local de eleição para qualquer praticante de Parapente quer na disciplina de competição quer no lazer. São as condições técnicas, as condições físicas, infra-estruturas locais, e um grupo excepcional de pilotos, amigos e praticantes entusiastas do parapente, e em especial o apoio incondicional da autarquia de Montalegre, que nos leva à organização de mais um grande evento de parapente em Montalegre. Pretende ser uma prova selectiva Nacional (a contar para o campeonato nacional) e simultaneamente Internacional, OPEN de categoria FAI 2. Este evento desportivo conciliará a actividade lúdica da modalidade, mantendo a tradição, e reforçará o seu cariz competitivo, onde a performance cruzará, uma vez mais, os céus desta região. Dire...

Internet grátis para todos em Meixedo

É com imenso agrado que vemos notícias destas , sobre o concelho de Montalegre, na comunicação social nacional. Com esta medida, o elenco da Junta de Freguesia de Meixedo serve a população (é para isso que lá estão e eles sabem isso... outros esquecem-se...) e ainda poupam dinheiro, não só à Junta de Freguesia, mas também às pessoas! Iniciativas em prol do bem comum serão sempre bem-vindas e acarinhadas. A jovem equipa que está à frente da Junta de Meixedo não se encaixa no estereótipo dos novos autarcas com velhos vícios. Entre as qualidades, até esta parte demonstradas, gostaria de destacar, a gestão transparente, a visão de futuro e a promoção da igualdade de oportunidades e da cidadania. Em termos turísticos, a aldeia de Meixedo so tem a ganhar, pois, ficará mais atractiva. Os turistas modernos gostam de estar ligados ao mundo. É fundamental a oferta destas valências para responder aos novos desafios da sociedade actual. A ruralidade só por si, já não é um factor de atracção sufici...