Avançar para o conteúdo principal

Os números do recenceamento em Dez. 2008

Em contraposição aos números do despovoamento, são-nos agora revelados os números do recenseamento. Enquanto os primeiros nos preocupam, os segundos deixam-nos perplexos.
Um concelho que actualmente terá pouco mais de 10.000 habitantes (reparem que eu falei em habitantes e não em eleitores), tem inscritos nos cadernos eleitorais 16.681 eleitores. Há números que nos transcendem e pelos vistos a matemática eleitoralista é muito diferente da matemática que aprendemos na escola.


MONTALEGRE (concelho) 16 681


Cabril 720
Cambeses do Rio 275
Cervos 546
Chã 1 153
Contim 254
Covelães 281
Covelo do Gerês 239
Donões 92
Ferral 570
Fervidelas 199
Fiães do Rio 161
Gralhas 309
Meixedo 444
Meixide 172
Montalegre 1 889
Morgade 367
Mourilhe 283
Negrões 323
Outeiro 224
Padornelos 290
Padroso 192
Paradela 287

Pitões das Junias 291
Pondras 268
Reigoso 310
Salto 2 223
Santo André 389
Vilar de Perdizes (São Miguel) 793
Sarraquinhos 521
Sezelhe 255
Solveira 350
Tourém 246
Venda Nova 418
Viade de Baixo 995
Vila da Ponte 352

Vítor Afonso

Comentários

  1. Anónimo15.4.09

    Realmente, estes números, a terem saído de fontes credíveis, são uma barrigada de riso... ou de revolta.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, é claro que são credíveis: Diário da República, 2.ª série — N.º 43 — 3 de Março de 2009.
    Os dados reportam a 31 de Dezembro de 2008.
    Podem ser confirmados a seguir:
    Ver aqui

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15.4.09

    Percebo onde queres chegar! A maldade é grande! Não são actualizados!

    ResponderEliminar
  4. Codeçoso22.4.09

    Então mas há gente de barroso muito devota que alem de se manter como eleitor, vem do país para onde emigraram, votar ao barros em excursões, até os velhos acamados em alguns casos vão votar. É um povo de garra :-)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo29.4.09

    Então mas há gente de barroso muito devota que alem de se manter como eleitor, vem do país para onde emigraram, votar ao barros em excursões, até os velhos acamados em alguns casos vão votar. É um povo de garra :-)
    25 DE ABRIL!
    PERDEMOS PERDEMOS!
    A DEMOCRACIA É ASSIM TEMOS DE ACEITAR!

    ResponderEliminar
  6. Barrosão8.5.09

    25 DE ABRIL!
    PERDEMOS PERDEMOS!
    A DEMOCRACIA É ASSIM TEMOS DE ACEITAR!
    Isso, caro anónimo, é democracia à portuguesa...infelizmente o povo tem os governantes que elege, não os que merece!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl....

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e...

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...