Avançar para o conteúdo principal

Festival Celtirock - Vilar de Perdizes - 8 e 9 de Agosto

Objectivos do festival CeltiRock
O festival CeltiRock pretende afirmar a Freguesia de Vilar de Perdizes e, num leque mais alargado, o Concelho de Montalegre, promovendo a sua imagem, através de uma oferta artística de qualidade acrescida e dirigida a diferentes públicos, jovens e menos jovens, numa perspectiva de diversidade cultural e intercâmbio de ideias e projectos. Cada visitante é visto como um potencial promotor das potencialidades turísticas desta região.

Programa
Do programa desta 6.ª edição constam três espectáculos de grande qualidade musical, protagonizados pelos galaico-madrilenos Alann-Bique, pelos portugueses Hyubris (que vêm apresentar o seu novo álbum no Celtirock) e pelos também madrilenos Zamburiel. Além dos concertos da noite de sábado haverá ainda, uma encenação teatral do “Esconjuro da Queimada” pelos Alann-Bique, a Rota do Contrabando, projecção de um documentário e imagens multimédia, jogos populares, atelier de pinturas faciais com motivos celtas, visitas guiadas ao património construído local, exposições e venda de produtos e artesanato da região, licor e marchandising do festival, entre outros.





Os visitantes poderão deliciar-se com a maravilhosa gastronomia barrosã, com as belas envolvências paisagísticas e, ainda, com os afáveis contactos com a população local. Para além da elevada qualidade dos concertos, outro dos momentos altos do espectáculo, já atrás referido, será protagonizado pela declamação do "Esconjuro da Queimada" pelo Pe. Fontes em articulação com a representação teatral do grupo galaico-madrileno Alann-Bique. Posteriormente, os presentes poderão deliciar-se com aquela poção mágica.




Partimos para mais um desafio aliciante e estamos certos que, o Festival atrairá a Vilar de Perdizes um número acrescido de pessoas, que poderão apreciar as prestações de artistas de projecção nacional e internacional.

Ao longo das últimas edições, o Festival CeltiRock conseguiu alcançar um dos lugares de referência como um dos mais importantes festivais de música tradicional/folk/celta a nível nacional, atraindo até às Terras de Barroso, visitantes e músicos oriundos de várias proveniências

Para quem desejar acampar, poderá fazê-lo, gratuitamente, no campo de futebol local. Todos os espectáculos têm entrada livre.


Vítor Afonso
......................................................................
Organização: Invensons
Apoios: Instituto Português da Juventude; Freguesia de Vilar de Perdizes; Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes; Papaventos; Semanário Transmontano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl....

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e...

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...