Avançar para o conteúdo principal

Porque estamos em Dezembro...

Assim escreveu Luís Delgado no Diário de Notícias:


"O nosso Dezembro


Os feriados, as festas de Natal e Ano Novo, e a expectativa, mítica, de que o ano que vem será sempre igual ou melhor do que o anterior, leva a que a maioria das pessoas, em todos os países ocidentais, encare este mês de uma forma única há uma nítida despreocupação, embora, lá no fundo, persista a ansiedade e evidente desconcentração nos problemas do dia-a-dia.

Nós, felizmente, não escapamos a esta época amena, embora fria, mas regeneradora.

Entre as pontes, compras, saídas, mini-érias e o fim do ano, Dezembro é um mês de produtividade quase nula, excepto nas áreas e nos serviços em que a época obriga a um esforço suplementar de trabalho e produção.

A própria política abranda, deixa de incomodar, exceptuando-se, no nosso caso, a sequência de debates presidenciais a que vamos assistir a partir da próxima segunda-feira.

E mesmo assim, tantos são que muitos deixarão de constar da agenda dos eleitores.

Assistirão aos mais importantes, e o resto será história e calendário.

E antes da primeira semana de Janeiro ninguém mexe para coisa nenhuma.

Ou porque não há paciência, ou pelo simples facto de que na psicologia colectiva o mês que agora se inicia é um género de hiato de um ano, seja ele bom ou mau. É como um intervalo de um cinema falta o resto, mas estar no limbo até alivia.

Dezembro é também, e sempre, o mês adiado "logo se vê, fica para o ano, depois falamos", são as frases mais habituais nesta fase, como se a mudança de 31 para 1 de Janeiro fosse diferente de qualquer outro dia.

Sendo habitualmente tranquilo, convém, no entanto, estar sempre preparado para tudo, e é nestes meses singulares que muitos acontecimentos inesperados têm tendência a surgir. É assim como despertar violento.

Certo, certo é que Dezembro de 2005 já começou, só falta saber como vai acabar."


E, já agora, o que é que quis dizer?
O texto original encontra-se aqui.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Fumeiro Montalegre 2012

21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 - De 26 a 29 de Janeiro A edição 21.ª da Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 vai acontecer entre os dias 26 a 29 de Janeiro. Não perca esta oportunidade, venha até Montalegre e delicie-se com o excelente fumeiro e presunto da região de Barroso. Programa da 21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 QUINTA-FEIRA – DIA 26 15h00 – Receção dos convidados no Pavilhão Multiusos 15h30 – Sessão de abertura presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo 16h00 – Abertura oficial da XXI Feira do Fumeiro - Multiusos Visita aos pavilhões e tasquinhas Animação com Gaiteiros 20h00 – Encerramento do pavilhão Grupo de Concertinas de Ormeche 21h00 – Apresentação do livro "Portugal a Pé" na sede do Ecomuseu de Barroso SEXTA-FEIRA – DIA 27 10h00 – Abertura da Feira do Fumeiro Animação por: · Grupo de Concertinas Corajosos de Salto 20h00 – Encerramento da Feira do ...

Portugal Open de Parapente Montalegre 2011

A Competição Portugal Open de Parapente Montalegre 2011 decorre entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto de 2011. Segundo a Direcção da prova: "Montalegre e a Serra do Larouco, face às suas características e atendendo a provas já demonstradas, é sem dúvida um local de eleição para qualquer praticante de Parapente quer na disciplina de competição quer no lazer. São as condições técnicas, as condições físicas, infra-estruturas locais, e um grupo excepcional de pilotos, amigos e praticantes entusiastas do parapente, e em especial o apoio incondicional da autarquia de Montalegre, que nos leva à organização de mais um grande evento de parapente em Montalegre. Pretende ser uma prova selectiva Nacional (a contar para o campeonato nacional) e simultaneamente Internacional, OPEN de categoria FAI 2. Este evento desportivo conciliará a actividade lúdica da modalidade, mantendo a tradição, e reforçará o seu cariz competitivo, onde a performance cruzará, uma vez mais, os céus desta região. Dire...

Internet grátis para todos em Meixedo

É com imenso agrado que vemos notícias destas , sobre o concelho de Montalegre, na comunicação social nacional. Com esta medida, o elenco da Junta de Freguesia de Meixedo serve a população (é para isso que lá estão e eles sabem isso... outros esquecem-se...) e ainda poupam dinheiro, não só à Junta de Freguesia, mas também às pessoas! Iniciativas em prol do bem comum serão sempre bem-vindas e acarinhadas. A jovem equipa que está à frente da Junta de Meixedo não se encaixa no estereótipo dos novos autarcas com velhos vícios. Entre as qualidades, até esta parte demonstradas, gostaria de destacar, a gestão transparente, a visão de futuro e a promoção da igualdade de oportunidades e da cidadania. Em termos turísticos, a aldeia de Meixedo so tem a ganhar, pois, ficará mais atractiva. Os turistas modernos gostam de estar ligados ao mundo. É fundamental a oferta destas valências para responder aos novos desafios da sociedade actual. A ruralidade só por si, já não é um factor de atracção sufici...