Avançar para o conteúdo principal

Crónica de uma história mal contada

«“Patrocinar fiascos não vale a pena”, justificou Rodrigues, referindo-se à fraca participação de público no ano passado, o primeiro em que a entrada foi paga.» São palavras que podem ler-se no Semanário Transmontano na edição desta semana, entre outras coisas também engraçadas.

Sem estar na posse de dados concretos absolutos no momento, posso assegurar que na terceira edição do Celtirock estiveram mais espectadores a ver e ouvir os espectáculos do que em qualquer outra das edições anteriores. A principal causa para não ter estado mais público não foi com certeza a decisão da bilheteira. Além disso, contam-se pelos dedos as pessoas que foram ao recinto e não entraram porque havia um bilhete de cinco euros. Assim, se a terceira edição é apelidada de fiasco, poderá esta classificação ter outros fundamentos que não o número de espectadores.

«Fernando Rodrigues queria que a iniciativa fosse integrada no programa de festas concelhias, por entender que só dessa forma tinha “viabilidade”.» diz ainda a notícia.
As instituições devem perceber, se assim entenderem, que a viabilidade de eventos desta natureza não deve ter como principal intuito ser veículo de visibilidade política. O tipo de cartaz que as festas do concelho apresentam e a sua organização não têm qualquer tipo de relação com um festival da natureza do que se tem vindo a desenvolver. Eu compreendo que não interesse à Câmara apoiar um evento cultural que não dá votos. Compreendo também que considere um desperdício de dinheiro o muito significativo apoio financeiro que facultou à organização nas duas primeiras edições, uma vez que tem outros "investimentos" para o desperdiçar - imaginarão as pessoas que terão sido largos milhares de contos os investidos no festival. Compreendo inclusivamente a vontade de, por apoiar financeiramente, pretender ter todo o poder de decisão sobre as coisas, mesmo sabendo que há realidades que desconhecemos e em que não devemos ter actuação directa. Compreendo muita coisa, sem compreender tudo, todavia. Provavelmente, sem o Celtirock, nunca se teriam ouvido em Montalegre bandas de tanta qualidade... Mas Montalegre não quer!
Um evento musical como este, organizado apenas pelo gosto pela música e pelo interesse cultural e social que pode acarretar, preparado com muito sacrifício mesmo quando a Câmara o apoiou, merecia outra postura da parte desta instituição. Diria ainda que, se Vilar de Perdizes fosse no Concelho de Montalegre, a Câmara continuaria a apoiar com os valores que se propunha para a sede. A proximidade da Galiza dá à aldeia um estatuto tão fronteiriço que é quase do lado de lá.

O Celtirock é em Vilar de Perdizes onde a organização foi recebida de braços abertos. Será grande nas condições que existem, com o apoio de quem quer apoiar.
Atendendo à perspectiva que se percebe das palavras atribuídas pelo Semanário Transmontano ao Senhor Presidente da Câmara para "fiasco", há muito dinheiro desperdiçado em fiascos sucessivos e a um nível que não é comparável com o "fiasco" do Celtirock. Ainda assim, tudo com "viabilidade".

Termino com a referência ao facto de não ter qualquer procuração da organização do Celtirock para estas considerações que são da minha exclusiva responsabilidade. Encontramo-nos em Vilar para fiascar (que quer dizer estar no fiasco), ouvir boa música e sentir o palpitar raiano nos frios de Novembro.

Comentários

  1. Anónimo16.11.07

    ainda gostava de saber para onde vão as verbas da cultura da camara municipal de montalegre, devem ir para o futebol clube de montalegre qeu este sim nao é fiasco, mas enfim, o festival sem patrocinio ainda tem mais valor.
    força, ainda ha gente que faz alguma coisa pela terra que tem tanto de belo como de analbafetização as precendencias foram e são complicadas em montalegre.

    ResponderEliminar
  2. Há patrocinar e patrocinar, se o gaijo não queria dar muito, dava pouco, ao menos uns 1000 ouritos, ou qualquer coisita. Eu acho mal que não se apoiem estas coisas, só tenho pena de não poder ir, não me importava nada de dar os 5 ouritos e gastar a gasolina de Boticas a Vilar. Quem me dera poder ir!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21.11.07

    Não tens procuração, mas parece...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Feira do Fumeiro Montalegre 2012

21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 - De 26 a 29 de Janeiro A edição 21.ª da Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 vai acontecer entre os dias 26 a 29 de Janeiro. Não perca esta oportunidade, venha até Montalegre e delicie-se com o excelente fumeiro e presunto da região de Barroso. Programa da 21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 QUINTA-FEIRA – DIA 26 15h00 – Receção dos convidados no Pavilhão Multiusos 15h30 – Sessão de abertura presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo 16h00 – Abertura oficial da XXI Feira do Fumeiro - Multiusos Visita aos pavilhões e tasquinhas Animação com Gaiteiros 20h00 – Encerramento do pavilhão Grupo de Concertinas de Ormeche 21h00 – Apresentação do livro "Portugal a Pé" na sede do Ecomuseu de Barroso SEXTA-FEIRA – DIA 27 10h00 – Abertura da Feira do Fumeiro Animação por: · Grupo de Concertinas Corajosos de Salto 20h00 – Encerramento da Feira do ...

Portugal Open de Parapente Montalegre 2011

A Competição Portugal Open de Parapente Montalegre 2011 decorre entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto de 2011. Segundo a Direcção da prova: "Montalegre e a Serra do Larouco, face às suas características e atendendo a provas já demonstradas, é sem dúvida um local de eleição para qualquer praticante de Parapente quer na disciplina de competição quer no lazer. São as condições técnicas, as condições físicas, infra-estruturas locais, e um grupo excepcional de pilotos, amigos e praticantes entusiastas do parapente, e em especial o apoio incondicional da autarquia de Montalegre, que nos leva à organização de mais um grande evento de parapente em Montalegre. Pretende ser uma prova selectiva Nacional (a contar para o campeonato nacional) e simultaneamente Internacional, OPEN de categoria FAI 2. Este evento desportivo conciliará a actividade lúdica da modalidade, mantendo a tradição, e reforçará o seu cariz competitivo, onde a performance cruzará, uma vez mais, os céus desta região. Dire...

Internet grátis para todos em Meixedo

É com imenso agrado que vemos notícias destas , sobre o concelho de Montalegre, na comunicação social nacional. Com esta medida, o elenco da Junta de Freguesia de Meixedo serve a população (é para isso que lá estão e eles sabem isso... outros esquecem-se...) e ainda poupam dinheiro, não só à Junta de Freguesia, mas também às pessoas! Iniciativas em prol do bem comum serão sempre bem-vindas e acarinhadas. A jovem equipa que está à frente da Junta de Meixedo não se encaixa no estereótipo dos novos autarcas com velhos vícios. Entre as qualidades, até esta parte demonstradas, gostaria de destacar, a gestão transparente, a visão de futuro e a promoção da igualdade de oportunidades e da cidadania. Em termos turísticos, a aldeia de Meixedo so tem a ganhar, pois, ficará mais atractiva. Os turistas modernos gostam de estar ligados ao mundo. É fundamental a oferta destas valências para responder aos novos desafios da sociedade actual. A ruralidade só por si, já não é um factor de atracção sufici...