Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

"São natais, são natais..."

O que é, afinal, isto a que chamamos Natal? ... uma festa anual em que as famílias, as que o fazem, se reúnem para um jantar um pouco mais longo e em que se distribuem, quando se pode, uns presentes...? ... uma festa anual em que se enfeitam as casas com pinheirinhos e afins, com luzinhas e tudo...? ... uma festa anual em que se celebra, para quem se lembra, o nascimento de Jesus Cristo, que, com toda a probabilidade não nasceu nesse dia, mas era importante associá-lo à celebração pagã do solestício de Inverno, à festa do Sol...? ... uma festa anual que leva a um consumismo extraordinário e a uma hipocrisia desmedida...? ... uma festa anual de solidariedade sazonal e oportunista...? Todas as razões, umas mais válidas do que outras, são razoáveis para a celebração de um Natal... Tornam-se é arrazoados todos os outros dias do ano... O Homem não quer o Natal todos os dias. Ficaria muito caro... Bons "natais"... Cada um com os seus.

Feliz Natal

Os autores deste blog desejam a todos os barrosões e seus leitores um FELIZ NATAL

Porque estamos em Dezembro...

Assim escreveu Luís Delgado no Diário de Notícias : " O nosso Dezembro Os feriados, as festas de Natal e Ano Novo, e a expectativa, mítica, de que o ano que vem será sempre igual ou melhor do que o anterior, leva a que a maioria das pessoas, em todos os países ocidentais, encare este mês de uma forma única há uma nítida despreocupação, embora, lá no fundo, persista a ansiedade e evidente desconcentração nos problemas do dia-a-dia. Nós, felizmente, não escapamos a esta época amena, embora fria, mas regeneradora. Entre as pontes, compras, saídas, mini-érias e o fim do ano, Dezembro é um mês de produtividade quase nula, excepto nas áreas e nos serviços em que a época obriga a um esforço suplementar de trabalho e produção. A própria política abranda, deixa de incomodar, exceptuando-se, no nosso caso, a sequência de debates presidenciais a que vamos assistir a partir da próxima segunda-feira. E mesmo assim, tantos são que muitos deixarão de constar da agenda dos eleitores. Assistirão a...

XV Feira do Fumeiro com cartaz apelativo

Periférica: O fim anunciado

Após deliciar os seus leitores, com a qualidade inequívoca dos seus escritos, imagens e grafismo, a revista Periférica chega ao fim, no seu 14.º número, a sair em Janeiro de 2006. Um projecto sedeado em Vilarelho - Vila Pouca de Aguiar, que deu continuidade ao Eito Fora , um jornal que durou entre 1998 e 2001. Os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura portuguesa e pela constante defesa da periferia. Deixo uma questão no ar: Para quando um novo projecto?

Tertúlias provincianas I

"Diagnóstico Social do Concelho de Montalegre"

Pode ler-se, no site oficial da Câmara Municipal de Montalegre, que foi apresentado e aprovado o designado Diagnóstico Social do Concelho de Montalegre, em cerimónia que teve lugar no Salão Nobre. Trata-se de um documento relevante de análise estatística de aspectos sócio-económicos da região, cuja consulta deverá merecer a atenção de todos. O documento encontra-se disponível, pelo que transcrevo neste espaço os Principais Problemas diagnosticados pelos seus autores. Pr incipais Problemas . Dinâmicas Demográficas e sócio-familiares - Desertificação do território; - Elevada taxa de envelhecimento da população e de dependência total; - Isolamento; - Êxodo da população jovem. . Habitação - Habitação tradicional degradada e envelhecida; - Débil cobertura da rede de esgotos e saneamento básico; - Elevada taxa de alojamentos sem casa de banho; . Caracterização sócio-educativa - Elevada taxa de analfabetismo; - Baixo nível de escolarização da população; - Elevada taxa de insucesso escolar,...