Avançar para o conteúdo principal

Aposta a Norte

O JN, informa com base em estatísticas do INE, que o saldo das trocas comerciais entre o Norte de Portugal e a Galiza tiveram, em 2004, e pela primeira vez desde há dez anos, um saldo favorável à região portuguesa.
Por outro lado, o estudo indica um aumento gradual das trocas comerciais entre as duas regiões e refere ainda que os produtos agrícolas estão entre os que mais peso têm nas referidas trocas.


É frequente encontrarmos, aqui e ali, quer em jornais ou blogs, quer em conversas de café, opiniões sobre qual a melhor via para o desencravamento económico do concelho de Montalegre.
No cenário mainstream barrosão, as opiniões dividem-se: ligação a Braga - dizem uns; a Chaves por Vilar de Perdizes ou por Boticas; ao Minho, por Salto e Cabeceiras ou pelo PNPG - dizem outros. Da nossa parte continuaremos a apostar na ligação à Galiza como a grande alavanca para o desenvolvimento sócio-económico do concelho.

Qualquer uma das soluções apresentadas, a ter que avançar, não será obra, nem vontade, de um só homem. Urge que haja conjugação de esforços e envolvimento sério e interventivo não só dos poderes políticos, mas também da sociedade civil, a nível individual e colectivo. Acima de tudo decida-se, planifique-se devidamente e avance-se. Estaremos cá para apoiar se as medidas nos parecerem boas. Mas faça-se alguma coisa, porque os custos desta interioridade começam a ser asfixiantes.

Uma das possibilidades mais discutida tem sido a ligação a Braga pela EN 103, todavia, a reivindicação transmontana ficou enfraquecida depois da construção da A24, ou seja, Chaves e Boticas, que sairiam, eventualmente, beneficiados, abandonarão a luta, pois para eles, o problema da interioridade, não tendo ficado resolvido, ficou, pelo menos, minimizado.
Da parte do Minho também não se vê grande força ou vontade para mudar as coisas porque as suas necessidades parecem satisfeitas.

Não raras vezes, cada capelão defende a sua capela, ao invés de se encontrar uma alternativa capaz de aglutinar, na sua globalidade, o interesse comum. Não se fique pela eterna reivindicação da solução mais cara, mais longa e menos viável. Também aqui tem de haver algum realismo.

Temos o novo Quadro Comunitário à porta, aproveite-se o Interreg, numa iniciativa conjunta do Município de Montalegre e dos Municípios galegos vizinhos para que se encontre uma solução transfronteiriça que seja do interesse e sirva a todos.

Veja-se o exemplo de Valença, Chaves e Miranda do Douro. Qual o caminho que seguiram para desenvolverem a sua actividade comercial? Chaves criou, por exemplo, grandes armazéns de venda a retalho, junto às vias de comunicação com Verin. Hoje, com a A24 e com todas as valências colaterais previstas: Casino; Parque Empresarial; Plataforma Logística; Parque de Actividades e Mercado Abastecedor, aquela cidade está a dar um passo de gigante. Miranda e Valença, porque são meios mais pequenos, e por isso o impacto vizinho é mais notório, redireccionaram o seu comércio no sentido de responderem à crescente procura que ocorria do outro lado da fronteira, a tal ponto da maior parte dos produtos transaccionados terem como destino Espanha, ganhando assim a aposta que fizeram.
E nós, ao nível das trocas comerciais e do desenvolvimento sócio-económico, para onde caminhamos? Qual o rumo e a estratégia para o atingir, quando continuamos a ter um concelho demasiado rural e fortemente dependente da subsidiarização e da produção de subsistência, oriunda do sector primário? Sem um rumo, continuaremos à deriva como até aqui, à espera que o amanhã, não seja pior que hoje.

Comentários

  1. Anónimo11.12.06

    Sem um rumo. Mas para definir um rumo, é preciso acreditar, ainda que possa não ser o rumo certo.
    E quem detém a enorme responsabilidade de definir esse rumo, estará certo de que o quer definir?
    Se está, não o tem manifestado publicamente. E se o não manifesta publicamente, para nós, simples cidadãos, essa certeza não existe, e não existe também a certeza de que a região (Barroso) vai no caminho certo.
    Porque essa manifestação tem que ser assumida por todas as chamadas "figuras de destaque" e não só pela autarquia maior: associações de agricultores (onde andam as Cooperativas?) Juntas de Freguesia (afinal o que são e para que servem?), associações culturais e recreativas (há tantas em Barroso e nenhuma a funcionar).
    Por cá, afinal, só o comércio vai florescendo, em especial a restauração e a hotelaria, mas à custa daquilo que outros fazem, que eles não "bolem" uma palha para o seu próprio interesse.
    Afinal, dentro de 10 anos, o que haverá aqui para trocar com os galegos? - casas velhas (caríssimas que ninguém vai querer comprar) e caminhos cheios de ervas e silvas por onde ninguém vai querer passar...
    Se assim vamos... e assim vamos indo.

    Janeiro

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12.12.06

    Disse hoje o Sr. Presidente da República: Que há muitos autarcas a fazer "obras de fachada".
    Uma pessoa que só veio uma vez a Montalegre e que tão bem conhece isto.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Sobre a governação do concelho... e a (re)(re)(re)candidatura

Pessoalmente, considero que estão reunidos todos os motivos para podermos considerar o candidato do PS um mau candidato. É óbvio que esta opinião tem base de sustentação porque é perfeitamente perceptível o seu desempenho, tantos são os anos de governação. Primeiro: não se vislumbra, nem com muito esforço, qualquer estratégia governativa ou de desenvolvimento. Para onde quer levar o concelho? Quais são os aspectos estruturantes de desenvolvimento sustentável e sustentado? Se existem, não consigo percebê-los, estarão escondidos em qualquer estratagema, como tantos outros... Poderão, os menos atentos, referir o turismo ou o nome de Montalegre. Pois! Certo é que o nome da região é bastante mais conhecido, não menos certo que há muitas pessoas que visitam o concelho... Mas quais são as consequências mais amplas que estes fluxos efectivamente têm no desenvolvimento? E o que de verdadeiro poderemos oferecer-lhes além da beleza natural? Segundo: algumas da bandeiras de governação não passam

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...

Lendas de Montalegre e Barroso

Lenda da Ponte da Misarela "Legado exuberante do imaginário popular, construído de estórias e memórias de origem obscura, narradas e acrescentadas ao longo de anos e séculos, e fortemente ligado a crenças religiosas, com seus temores, terrores, profissões de fé e ânsias de protecção divina, as lendas constituem um vasto e fascinante espólio cultural do nosso país. O Norte português é especialmente rico no que ao lendário respeita, numa sarabanda fantasmática de espectros e almas penadas, duendes e princesas cativas, lobisomens e potes de ouro escondidos. No Barroso, muitas são as lendas passadas de geração em geração, mas a mais notória de todas será a da Ponte da Misarela, em que, como em tantos outros casos acontece, o protagonista é o diabo. O próprio, em pessoa. Localizado na aldeia de Sidrós, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre o cenário do episódio é a velha Ponte da Misarela, sobre o Rabagão, cujas margens penhascosas surgem belas a uns e horríveis a outros, co