Avançar para o conteúdo principal

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação...
Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos...
Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe.
O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia em realizações anteriores.
Acerca do funcionamento dos locais, gostaria de levantar algumas questões que me parecem pertinentes... Qual terá sido o critério de atribuição das tasquinhas? O facto de se tratar das associações de maior dimensão e de utilidade pública mais relevantes? É provável. O que quero questionar não é a sua presença mas a ausência de muitas outras, que poderiam ter outros locais para partilharem dos benefícios da feira. E a qualidade dos produtos? Alguém controlou a qualidade dos produtos servidos aos visitantes? Não levanto esta questão por acaso... E os preços? Não estavam tão uniformizados quanto isso: paguei a alheira mais cara pelo menos duas vezes e soube de outros casos. Por se tratar das associações em causa, não reclamei, mas pareceu-me um abuso, maior do que os preços praticados...
Estas tasquinhas, na feira do fumeiro, cumprem a sua função, apesar de insuficientes...
Faço estes comentários e levanto estas questões, não para diminuir aquilo que foi o evento, mas para reflectir sobre o que, em minha opinião, poderia ser melhorado.

Comentários

  1. Anónimo30.1.06

    Li no post anterior o seguinte: "É tão necessária a crítica positiva, como a negativa, desde que seja vista como construtiva" - e o homem no post seguinte e logo depois de questionar a apresentação das tasquinhas diz o seguinte: "É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... " ... ora aqui está uma critica -"construtiva"-... mais construtivo do que isto é impossível... mai nada!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Se continuar a ler, verá que a resposta está lá... Será necessário entrar em pormenores como mais madeiras, mais granito, mobiliário mais próximo do tradicional da região (escanos, por exemplo), lareiras mais próximas do regional, e não iguais às de qualquer casa moderna, ambiente mais aproximado do que se quer preservar em termos turísticos...? Se não percebe a palavra rusticidade, a culpa não será minha. O que se vai escrevendo também tem a intenção de despertar o interesse de quem lê, de procurar opiniões... Às vezes dizer tudo não traz qualquer vantagem às discussões...
    E a questão da vertente construtiva das críticas é subjectiva, dada a perspectiva de análise... e os interesses envolvidos...
    Não li, no entanto, nas suas palavras nada que me surpreendesse. Direi mesmo que ficaria surpreendido...
    Já agora: tem opinião sobre o assundo do post?
    E, sobre rusticidade, gostará, com certeza, do próximo...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo30.1.06

    Quatro questões:
    - Quanto te pagam para escreveres estas coisas?
    - Essa raiva toda que só te permite criticar tudo que os outros fazem deve-se a quê?
    - Qual é o teu problema?
    - Isso é frustração, inveja ou pura maldade?

    ResponderEliminar
  4. Meu caro,

    Pagam-me, com certeza, menos do que a si. Sobre raiva, não vejo aqui nada. E não me vê criticar tudo o que os outros fazem... Mas também não me vê elogiar tudo, bom e mau... Problemas, tenho os meus como o senhor terá os seus. Quanto à última questão, aconselho-o o ler os post's que tenho escrito: pergunte-se se não poderá ser interesse pelo que se vai passando na nossa terra... Já me viu ofender aqui alguém pessoalmente ou permitir que isso aconteça? Já me viu abordar situações concretas gratuitamente, pelo gozo que vou vendo em alguns sítios de uma diversão infantil ou de ilimitada incapacidade? Aconselho-o a ler os post's e a dizer-me se não têm aqui sido abordadas questões importantes... O que não vejo é que se lhes dê a devida importância... E digo-o particularmente para muitos dos assíduos visitantes deste blog, tão preocupados com o "tanto mal" que aqui se diz...
    Olhe, comentou, por acaso, o post sobre as análises que não são feitas à água? Não é uma questão importante???

    Deve pensar, porventura, que estou à espera que alguma coisa me venha de cima... Não estou... Espero é que o que também é meu mereça toda a atenção...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo30.1.06

    Meu caro, não são feitas tantas análises à água, mas também não é necessário, pois não sabe mas eu esclareço-o, a àgua que é consumida em Montalegre é colhida logo à nascença e a proveniência dela é de um grande lençol de água que está no nosso sub-solo, é das àguas mais puras do país... mas isso por ignorância ou por conveniência não o diz.

    Quanto ao facto de só dizer mal, não é necessário eu estar aqui a dize-lo, toda a gente o sabe e até você o sabe, veja que no post anterior foi o próprio autor a advinhar os comentários que iria receber.

    Deixe-se de coisas e elogie a Feira, toda a gente é da opinião que foi em grande, para que é que anda aqui com estas coisas.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo30.1.06

    Arre.... amigo anónimo, não vale a pena, está-lhe no sangue... são cenouras a mais.

    ResponderEliminar
  7. Se a água é tão pura e não precisa de análises, justifique-me o facto de nos 20% de análises efectuadas aparecerem 12% de valores com violação dos parâmetros estabelecidos... E sobre ignorância neste aspecto, o senhor parece bater-me largamente, dado não saber que o facto de a origem da água ser um lençol subterrâneo não lhe garante qualidade absoluta para consumo humano... A conveniência está do seu lado...

    Não sei por que motivos hei-de ser também eu a dizer sempre bem... Há quem só faça isso, e por conveniência... Haverá gente que sabe que o senhor diz sempre bem e defende a sua dama... Não se preocupe com os meus comentários acerca das coisas que estão menos bem!

    Sobre a feira já referi o que de positivo havia a referir... foi grande, foi a maior, foi a melhor, foi a que teve mais ressonância mediática, provavelmente a que teve mais gente... Isso toda a gente sabe e ninguém o nega, nem mesmo eu, dito estar sempre a dizer mal... Não vejo é ninguém, nem mesmo senhor, tão informado e tão sabedor, analisar as coisas pelos dois prismas... As coisas mesmo muito positivas, também apresentam aspectos que podem ser melhorados. Ou não considera dessa forma?

    Fico, todavia, contente pelo facto de as cenouras que como me fazerem correr este espírito no sangue... As que o senhor come na baixa de onde vem todos os dias, fazem-no pronunciar-se de forma permanentemente ofensiva relativamente a quem tem ideias diferentes das suas e a pronunciar-se publicamente com um discurso que chega a polir as botas do Cabrilho...

    Entretanto, se achar conveniente, comente o conteúdo dos post's, não só dos seus.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo31.1.06

    Eu ja vi aqui em relação ao que o Pedro diz (Já me viu ofender aqui alguém pessoalmente ou permitir que isso aconteça?) eu já vi, e o senho Pedro sabe bem que sim!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo31.1.06

    "Pedro Silva said...
    Comentário tão ridículo como o seu autor, seja quem for, para não dizer mais nada. Ridículo e de mentecapto... Tome conhecimento das situações e escreva depois, para não fazer figura de anónimo insignificante... A verdade é que nem sei porque ainda respondo a estas provocações que cheiram a putrefacção cerebral... Movimente esse neurónio, o que tem, e que lhe permitiu aprender umas letras...

    De um peixinho para a anónima minhoca."
    Há mais...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo31.1.06

    Um dia destes acontece-te como à corte da marela......:-)))

    ResponderEliminar
  11. Anónimo31.1.06

    Estás enganado anónimo...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo31.1.06

    Anonimo és tu......mas sei quem és!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo31.1.06

    Estás enganado... (ah já me esquecia, és como o Cavaco, nunca te enganas e raramente tens dúvidas!!!)
    Alguém que se acha dono da verdade como tu devia dar a cara!!!
    Mas não. Não te convém porque assim já não podias dizer mal dos outros...

    ResponderEliminar
  14. "Já me viu ofender aqui alguém pessoalmente ou permitir que isso aconteça?" A resposta foi pronta e eu já a esperava... Em primeiro lugar, respostas como as que mencionou, e que já várias escrevi, foram sempre em resposta a posições que o obrigavam. Em segundo lugar, não considero que utilizar este tipo de "ofensas", em relação a anónimos bem mais ofensivos, seja efectuar ataques pessoais... porque não têm cara (para não dizer mais)...
    Pode ser que um dia comece a utilizar nomes e então poderá falar em ataques pessoais...

    Entretanto, faça o que lhe disse, se quiser...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo31.1.06

    A discussão dos assuntos é importante para quem os quer discutir e quem não quer tem outros lugares para passear.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo31.1.06

    meusamigospensandobemomelhorserá
    andarmostodosalamberasmesmasbotas
    assimficammaislimpinhasepodeserque
    tambemnostoquealgumacoisamasópedro
    secalharémelhornemresponderesporque
    oassuntoésempreomesmo

    ResponderEliminar
  17. Anónimo31.1.06

    Escreve lá mais qualquer coisa antes de saires do serviço!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo31.1.06

    Afinal já não escrevestes antes da saída! Talvez mais logo.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo4.2.06

    Sabem que as alheiras que foram consumidas na "tasquinha" do CDCmontalegre foram todas adquiridas na Fábrica do Fumeiro ? Assim não custa ganhar dinheiro,enquanto as outras tiveram que as pagar a 12? dentro do recinto.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo8.2.06

    infelizmente todos os anos acontecem destas situações, já era tempo de porem cobro a tudo isto, quem não cumpre não tem dereito de no ano seguinte estar lá novamente.
    Pensem que é assim que tudo se começa a desmorenar. Haja honestidade

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Sobre a governação do concelho... e a (re)(re)(re)candidatura

Pessoalmente, considero que estão reunidos todos os motivos para podermos considerar o candidato do PS um mau candidato. É óbvio que esta opinião tem base de sustentação porque é perfeitamente perceptível o seu desempenho, tantos são os anos de governação. Primeiro: não se vislumbra, nem com muito esforço, qualquer estratégia governativa ou de desenvolvimento. Para onde quer levar o concelho? Quais são os aspectos estruturantes de desenvolvimento sustentável e sustentado? Se existem, não consigo percebê-los, estarão escondidos em qualquer estratagema, como tantos outros... Poderão, os menos atentos, referir o turismo ou o nome de Montalegre. Pois! Certo é que o nome da região é bastante mais conhecido, não menos certo que há muitas pessoas que visitam o concelho... Mas quais são as consequências mais amplas que estes fluxos efectivamente têm no desenvolvimento? E o que de verdadeiro poderemos oferecer-lhes além da beleza natural? Segundo: algumas da bandeiras de governação não passam

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...

Lendas de Montalegre e Barroso

Lenda da Ponte da Misarela "Legado exuberante do imaginário popular, construído de estórias e memórias de origem obscura, narradas e acrescentadas ao longo de anos e séculos, e fortemente ligado a crenças religiosas, com seus temores, terrores, profissões de fé e ânsias de protecção divina, as lendas constituem um vasto e fascinante espólio cultural do nosso país. O Norte português é especialmente rico no que ao lendário respeita, numa sarabanda fantasmática de espectros e almas penadas, duendes e princesas cativas, lobisomens e potes de ouro escondidos. No Barroso, muitas são as lendas passadas de geração em geração, mas a mais notória de todas será a da Ponte da Misarela, em que, como em tantos outros casos acontece, o protagonista é o diabo. O próprio, em pessoa. Localizado na aldeia de Sidrós, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre o cenário do episódio é a velha Ponte da Misarela, sobre o Rabagão, cujas margens penhascosas surgem belas a uns e horríveis a outros, co