Avançar para o conteúdo principal

X. Sem-Cuidados

O rei ouvia falar em frei João Sem-Cuidados, como um homem que não se afligia com coisa nenhuma deste mundo.
- Deixa-te estar, que eu te hei-de meter em trabalhos!
Mandou-o chamar à sua presença e disse-lhe:
- Vou dar-te uma adivinha; e se dentro em três dias me não souberes responder, mando-te matar. Quero que me digas quanto pesa a Lua, quanta água tem o mar e o que é que eu penso.
Frei João Sem-Cuidados saiu do palácio bastante atrapalhado, pensando na resposta que havia de dar àquelas perguntas O moleiro encontrou-o no caminho e lá estranhou ver Frei João de cabeça baixa e macambúzio.
- Olá, senhor Frei João Sem-Cuidados, então o que é isso que o vejo tão triste?
- É que o rei disse-me que me mandava matar, se dentro de três dias eu lhe não respondesse a estas perguntas: quanto pesa a Lua? quanta água tem o mar? o que é que ele pensa?
O moleiro pôs-se a rir e disse-lhe que não tivesse cuidado; que lhe emprestasse o hábito de frade, que ele iria disfarçado e havia de dar boas respostas ao rei.
Passados os três dias, o moleiro, vestido de frade, foi pedir audiência ao rei. O rei perguntou-lhe:
- Então quanto pesa a Lua?
- Saberá Vossa Majestade que não pode pesar mais que um arrátel, porque todos dizem que ela tem quatro quartos.
- É verdade. E agora: quanta água tem o mar?
Respondeu o moleiro:
- Isso é muito fácil de saber; mas, como Vossa Majestade só quis saber da água do mar, é preciso que primeiro mande tapar todos os rios, porque sem isso nada feito.
O rei achou bem respondido; mas zangado por ver que Frei João se escapava das dificuldades, tornou:
- Agora, se não souberes o que eu penso, mando-te matar!
O moleiro respondeu:
- Ora! Vossa Majestade pensa que está falando com frei João Sem-Cuidados, e está mas é falando com o moleiro!
Deixou cair o hábito de frade e o rei ficou pasmado com a esperteza do ladino.
Teófilo Braga, Contos Tradicionais do Povo Português, vol.I, p. 157
Trata-se de um conto tradicional recolhido no século XIX por Teófilo Braga... No entanto, recentes investigações reconhecem outra versão como sendo a original, a que, com grande probabilidade, terá dado origem ao famoso Frei João Sem-Cuidados...
A verdadeira versão...
X. Sem-Cuidados
O P. ouvia falar em X., como um homem que, por ser dos seus, não tinha com que se afligir.
- Deixa-te andar, que eu vou ver se te arranjo outra coisita!
Mandou-o chamar à sua presença e disse-lhe:
- Vou dar-te uma adivinha; e se dentro em três dias me não souberes responder, não levas um t. maior! Quero que me digas quanto ganho eu, quanto ganham os que estão como eu e o que ganham os que estão comigo.
X. saiu do palácio bastante atrapalhado, pensando no t. maior e na resposta que havia de dar àquelas perguntas. O Y., que vinha de tomar um café, encontrou-o no mesmo caminho e estranhou ver tal figura de cabeça baixa e como que preocupado com trabalho...
- Olá, senhor X., então o que é isso que o vejo tão triste?
- É que o P. disse-me que me não dava t. maior, se dentro de três dias eu lhe não respondesse a estas perguntas: quanto ganho eu? quanto ganham os que estão como eu? e o que ganham os que estão comigo? E só me dá três dias de folga para pensar nisto...
O Y. pôs-se a rir e disse-lhe que não tivesse cuidado; que lhe desse algum tempo e prepará-lo-ia para as respostas a dar ao P. Assim foi...
Passados os três dias, X. foi pedir audiência ao P. que lhe perguntou:
- Então quanto ganho eu?
- Saberá Vossa Excelência que é para mim incalculável, mas será, com certeza, mais do que ganho eu...
- É verdade. E agora: quanto ganham os que estão como eu?
Respondeu X.:
- Isso é muito fácil de saber: quantias semelhantes à Vossa, dependendo da astúcia de cada um...
O P. achou bem respondido; e por ver que X. se escapava das dificuldades com soberba inteligência, tornou:
- Agora, se não souberes o que ganham os que estão comigo, não te concedo um t. maior!
E X. respondeu:
- Ora! O que estão com Vossa Exª. ganham o que vou eu ganhar, não é verdade?
P. ficou pasmado com a esperteza do ladino... E, claro está, concedeu-lhe um t. maior... Obviamente, algo espera o Y.
Outro t.

Comentários

  1. Anónimo9.1.06

    Não acredito...

    ResponderEliminar
  2. Estou louco para vêr a tua página naweb.Joseserafimneto@ig.com.br

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Sobre a governação do concelho... e a (re)(re)(re)candidatura

Pessoalmente, considero que estão reunidos todos os motivos para podermos considerar o candidato do PS um mau candidato. É óbvio que esta opinião tem base de sustentação porque é perfeitamente perceptível o seu desempenho, tantos são os anos de governação. Primeiro: não se vislumbra, nem com muito esforço, qualquer estratégia governativa ou de desenvolvimento. Para onde quer levar o concelho? Quais são os aspectos estruturantes de desenvolvimento sustentável e sustentado? Se existem, não consigo percebê-los, estarão escondidos em qualquer estratagema, como tantos outros... Poderão, os menos atentos, referir o turismo ou o nome de Montalegre. Pois! Certo é que o nome da região é bastante mais conhecido, não menos certo que há muitas pessoas que visitam o concelho... Mas quais são as consequências mais amplas que estes fluxos efectivamente têm no desenvolvimento? E o que de verdadeiro poderemos oferecer-lhes além da beleza natural? Segundo: algumas da bandeiras de governação não passam

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...

Lendas de Montalegre e Barroso

Lenda da Ponte da Misarela "Legado exuberante do imaginário popular, construído de estórias e memórias de origem obscura, narradas e acrescentadas ao longo de anos e séculos, e fortemente ligado a crenças religiosas, com seus temores, terrores, profissões de fé e ânsias de protecção divina, as lendas constituem um vasto e fascinante espólio cultural do nosso país. O Norte português é especialmente rico no que ao lendário respeita, numa sarabanda fantasmática de espectros e almas penadas, duendes e princesas cativas, lobisomens e potes de ouro escondidos. No Barroso, muitas são as lendas passadas de geração em geração, mas a mais notória de todas será a da Ponte da Misarela, em que, como em tantos outros casos acontece, o protagonista é o diabo. O próprio, em pessoa. Localizado na aldeia de Sidrós, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre o cenário do episódio é a velha Ponte da Misarela, sobre o Rabagão, cujas margens penhascosas surgem belas a uns e horríveis a outros, co