Avançar para o conteúdo principal

Pois!


Comentários

  1. Anónimo29.1.07

    Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa
    bem afastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos
    minutos que dispunha naquele dia, para comer e acertar alguns bugs
    de programação num sistema que estava a desenvolver, além de planear a minha viagem de férias, coisa que há tempos que não sei o que são.Pedi um filete de salmão com alcaparras em manteiga, uma salada e umsumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é?
    Abri o meu portátil e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
    - Senhor, não tem umas moedinhas?
    - Não tenho, menino.
    - Só uma moedinha para comprar um pão.
    - Está bem, eu compro um.
    Para variar, a minha caixa de entrada está cheia de e-mail. Fico distraído a ver poesias, as formatações lindas, rindo com as piadas malucas. Ah! Essa música leva-me até Londres e às boas lembranças de tempos áureos.
    - Senhor, peça para colocar margarina e queijo.
    Percebo nessa altura que o menino tinha ficado ali.
    - Ok. Vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar, estou muito ocupado, está bem?
    Chega a minha refeição e com ela o meu mal-estar. Faço o pedido do
    menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o menino ir embora. O peso na consciência, impedem-me de o dizer.
    Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeição decente para ele.
    Então sentou-se à minha frente e perguntou:
    - Senhor o que está fazer?
    - Estou a ler uns e-mail.
    - O que são e-mail?
    - São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet(sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de questionários desses):
    É como se fosse uma carta, só que via Internet.
    - Senhor você tem Internet?
    - Tenho sim, essencial no mundo de hoje.
    - O que é Internet ?
    - É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas,
    notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar,
    trabalhar, aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
    - E o que é virtual?
    Resolvo dar uma explicação simplificada, sabendo com certeza que ele pouco vai entender e deixar-me-ia almoçar, sem culpas.
    - Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar, pegar... é lá que criamos um monte de coisas que
    gostaríamos de fazer. Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
    - Que bom isso. Gostei!
    - Menino, entendeste o significado da palavra virtual?
    - Sim, também vivo neste mundo virtual.
    - Tens computador?! - Exclamo eu!!!
    - Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira...Virtual.
    A minha mãe fica todo dia fora, chega muito tarde, quase não a
    vejo, enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que vive a
    chorar de fome e eu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a
    minha irmã mais velha sai todo dia também, diz que vai vender o
    corpo, mas não entendo, porque ela volta sempre com o corpo, o meu
    pai está na cadeia há muito tempo, mas imagino sempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia. Isto é virtual não é senhor??? Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssem sobre o teclado. Esperei que o menino acabasse de literalmente "devorar" o prato dele, paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado senhor, você é muito simpático!". Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl....

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e...

IV CeltiRock 2007

A IV edição do CELTIROCK será realizada em Vilar de Perdizes nos dias 10, 11 e 12 de Agosto . Brevemente, a Associação Cultural INVENSONS, entidade promotora e organizadora do Festival, disponibilizará informações mais concretas sobre o evento.