Avançar para o conteúdo principal

Festival Celtirock - Vilar de Perdizes - 8 e 9 de Agosto

Objectivos do festival CeltiRock
O festival CeltiRock pretende afirmar a Freguesia de Vilar de Perdizes e, num leque mais alargado, o Concelho de Montalegre, promovendo a sua imagem, através de uma oferta artística de qualidade acrescida e dirigida a diferentes públicos, jovens e menos jovens, numa perspectiva de diversidade cultural e intercâmbio de ideias e projectos. Cada visitante é visto como um potencial promotor das potencialidades turísticas desta região.

Programa
Do programa desta 6.ª edição constam três espectáculos de grande qualidade musical, protagonizados pelos galaico-madrilenos Alann-Bique, pelos portugueses Hyubris (que vêm apresentar o seu novo álbum no Celtirock) e pelos também madrilenos Zamburiel. Além dos concertos da noite de sábado haverá ainda, uma encenação teatral do “Esconjuro da Queimada” pelos Alann-Bique, a Rota do Contrabando, projecção de um documentário e imagens multimédia, jogos populares, atelier de pinturas faciais com motivos celtas, visitas guiadas ao património construído local, exposições e venda de produtos e artesanato da região, licor e marchandising do festival, entre outros.





Os visitantes poderão deliciar-se com a maravilhosa gastronomia barrosã, com as belas envolvências paisagísticas e, ainda, com os afáveis contactos com a população local. Para além da elevada qualidade dos concertos, outro dos momentos altos do espectáculo, já atrás referido, será protagonizado pela declamação do "Esconjuro da Queimada" pelo Pe. Fontes em articulação com a representação teatral do grupo galaico-madrileno Alann-Bique. Posteriormente, os presentes poderão deliciar-se com aquela poção mágica.




Partimos para mais um desafio aliciante e estamos certos que, o Festival atrairá a Vilar de Perdizes um número acrescido de pessoas, que poderão apreciar as prestações de artistas de projecção nacional e internacional.

Ao longo das últimas edições, o Festival CeltiRock conseguiu alcançar um dos lugares de referência como um dos mais importantes festivais de música tradicional/folk/celta a nível nacional, atraindo até às Terras de Barroso, visitantes e músicos oriundos de várias proveniências

Para quem desejar acampar, poderá fazê-lo, gratuitamente, no campo de futebol local. Todos os espectáculos têm entrada livre.


Vítor Afonso
......................................................................
Organização: Invensons
Apoios: Instituto Português da Juventude; Freguesia de Vilar de Perdizes; Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes; Papaventos; Semanário Transmontano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sobre a governação do concelho... e a (re)(re)(re)candidatura

Pessoalmente, considero que estão reunidos todos os motivos para podermos considerar o candidato do PS um mau candidato. É óbvio que esta opinião tem base de sustentação porque é perfeitamente perceptível o seu desempenho, tantos são os anos de governação. Primeiro: não se vislumbra, nem com muito esforço, qualquer estratégia governativa ou de desenvolvimento. Para onde quer levar o concelho? Quais são os aspectos estruturantes de desenvolvimento sustentável e sustentado? Se existem, não consigo percebê-los, estarão escondidos em qualquer estratagema, como tantos outros... Poderão, os menos atentos, referir o turismo ou o nome de Montalegre. Pois! Certo é que o nome da região é bastante mais conhecido, não menos certo que há muitas pessoas que visitam o concelho... Mas quais são as consequências mais amplas que estes fluxos efectivamente têm no desenvolvimento? E o que de verdadeiro poderemos oferecer-lhes além da beleza natural? Segundo: algumas da bandeiras de governação não passam

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...

Lendas de Montalegre e Barroso

Lenda da Ponte da Misarela "Legado exuberante do imaginário popular, construído de estórias e memórias de origem obscura, narradas e acrescentadas ao longo de anos e séculos, e fortemente ligado a crenças religiosas, com seus temores, terrores, profissões de fé e ânsias de protecção divina, as lendas constituem um vasto e fascinante espólio cultural do nosso país. O Norte português é especialmente rico no que ao lendário respeita, numa sarabanda fantasmática de espectros e almas penadas, duendes e princesas cativas, lobisomens e potes de ouro escondidos. No Barroso, muitas são as lendas passadas de geração em geração, mas a mais notória de todas será a da Ponte da Misarela, em que, como em tantos outros casos acontece, o protagonista é o diabo. O próprio, em pessoa. Localizado na aldeia de Sidrós, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre o cenário do episódio é a velha Ponte da Misarela, sobre o Rabagão, cujas margens penhascosas surgem belas a uns e horríveis a outros, co