Avançar para o conteúdo principal

Premiar as chefias: O verdadeiro objectivo do SIADAP


Hoje, o grande destaque da capa do Jornal de Notícias vai para o Sistema Intgrado de Avaliação da Administração Pública (SIADAP):


"Chefias da Administração Pública com notas mais altas que funcionários

A nota "Excelente" (o máximo do Sistema Integrado de Avaliação da Administração Pública) foi dada a 2,5% dos funcionários autárquicos, mas a percentagem sobe para os 21,4% na avaliação dos dirigentes. Em 2009, houve 225 autarquias que aplicaram o SIADAP, ainda que 25 mil funcionários tenham ficado de fora.

O resultado da aplicação do Sistema Integrado de Avaliação da Administração Pública pelas autarquias em 2009 revela que 77,9% do pessoal com cargos de chefia teve a classificação de "Excelente" (21,4%) ou de "Muito bom" (56,5%)..."

in Jornal de Notícias


Ora, como poderemos ler no Manual de Apoio do SIADAP: "A avaliação do desempenho é um instrumento de apoio à gestão e um factor de mobilização em torno da missão dos serviços e organismos e por isso deve ser vista como um estímulo ao desenvolvimento das pessoas e à melhoria da qualidade dos serviços."

Estranha forma de estímular os funcionários públicos, quando todos sabem que a avaliação de desempenho é uma falácia, um argumento inconsistente, um meio para atingir os fins que todos conhecemos.

A própria salvaguarda da confidencialidade nominal das avaliações, tal como é defendidada no SIADAP, é uma forma encapotada de dar margem aos decisores políticos de premiarem os seus subordinados, através de critérios que não serão, com certeza, a competência, o espírito de iniciativa e a contribuição para uma administração pública mais eficiente, mais próxima do cidadão e sobretudo menos gastadora.

Se a avaliação do SIADAP fosse um processo transparente, qual o problema em divulgar as listagens, onde aparecessm descriminados os nomes de dos funcionários e as respectivas avaliações.

Os decisores políticos "têm olho" para escolher as chefias... são todos muito bons, quando não, excelentes... por isso, estamos como estamos...

Vítor Afonso

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl....

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e...

IV CeltiRock 2007

A IV edição do CELTIROCK será realizada em Vilar de Perdizes nos dias 10, 11 e 12 de Agosto . Brevemente, a Associação Cultural INVENSONS, entidade promotora e organizadora do Festival, disponibilizará informações mais concretas sobre o evento.