Avançar para o conteúdo principal

"Estratégias para o desenvolvimento sustentado do concelho" - debate de ideias

Li com agrado a informação, que se encontrava no site da Câmara Municipal, acerca desta iniciativa do Presidente do Executivo... Será sempre louvável chamar os munícipes a discutir as decisões e a tomar parte nelas, havendo lugar à apresentação de propostas. A abertura anunciada é muito positiva.
Ao que parece, tratava-se de um debate ideias sobre as melhores "Estratégias para o desenvolvimento sustentado do concelho", que terá sido levado a cabo durante três horas com cerca de meia centena de presentes.
Sobre as vozes críticas, que, ao que parece não apareceram, há razão para falar em comprometimento... Há pessoas com responsabilidades políticas que deveriam estar presentes para discutir os assuntos abordados. Se o convite foi aberto, a não presença é completamente injustificável...

Acerca do que pode ler-se na sinopse da sessão, a que foi atribuído o título de "Apostas Arrojadas" (site oficial), não vejo novidades... Provavelmente, muito mais terá sido abordado ou estamos perante um discurso justificativo e com tentativa de convencimento. Provavelmente, esperava-se um comprometimento maior das forças económicas locais... Será que existiu?

O Semanário Transmontano dá também notícia do evento...
Nas palavras do presidente, proferidas à Rádio Montalegre, este encontro seria um ponto de situação: "Trata-se de uma espécie de conversa, para, em conjunto, analisar aquilo que se faz e, ao mesmo tempo, para ponderar se os investimentos que a Câmara tem feito se justificam, ou se há outras coisas a fazer"; "A Câmara não pode dar emprego a toda a gente. Não podemos empregar pessoas para pôr a produzir presuntos, nem podemos construir hotéis", referiu, lembrando que tem que haver iniciativa privada, jovens a criar o seu próprio trabalho". São palavras mencionadas no semanário referido.
Em análise minha, apenas questiono um aspecto das palavras do presidente: "para ponderar se os investimentos que a Câmara tem feito se justificam"... Será necessário discutir isso depois de terem sido feitos? Importante é torná-los justificáveis...
E para isso todos os munícipes têm que assumir um papel activo.

Comentários

  1. Anónimo29.4.06

    "Sobre as vozes críticas, que, ao que parece não apareceram, há razão para falar em comprometimento... Se o convite foi aberto, a não presença é completamente injustificável..."

    Depois de tudo o que aqui foi escrevendo, criticando tudo e todos, permita-me que lhe diga Sr. Pedro Silva: É PRECISO TER LATA!

    ResponderEliminar
  2. Saiba o anónimo que nem toda a gente pode estar às 15 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montalegre... Hora que pode ter sido bem pensada! Além disso, as minhas responsabilidades políticas são nulas e encontro-me muito longe de Montalegre.
    Se, estando longe, apresento as minhas opiniões, é porque me preocupo com o que se passa na minha terra! Lamento que quem tem responsabilidades políticas não se mostre mais activo nos momentos em que é necessário.
    No comentário apresentado, escolheu bem as palavras para o intuito que pretendia, mas saiba que no post estão todas.

    Eu sei o meu lugar e não é político.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo30.4.06

    Que é que aconteceu ao endereço:mtr.com.sapo.pt ???
    Já se cansaram ?
    Se calhar o mesmo que ao "Zé do Outeiro"???

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2.5.06

    édaquelasreunioesondevaosempreosmesmos
    eascoisasficamnamesmanaoseioquequerem
    comestascoisasdeveserparataparosolhos
    aspessoas

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3.5.06

    Venho aproveitar a oportunidade para através deste blog fazer um pedido:por motivos de força maior as 15h nao poderei estar no salao nobre da Câmara Municipal de Montalegre.Seria possivel adiar pelo menos ate as 24.15??? PS:Por favor nao apareçam em: TOCNATO.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Sobre a governação do concelho... e a (re)(re)(re)candidatura

Pessoalmente, considero que estão reunidos todos os motivos para podermos considerar o candidato do PS um mau candidato. É óbvio que esta opinião tem base de sustentação porque é perfeitamente perceptível o seu desempenho, tantos são os anos de governação. Primeiro: não se vislumbra, nem com muito esforço, qualquer estratégia governativa ou de desenvolvimento. Para onde quer levar o concelho? Quais são os aspectos estruturantes de desenvolvimento sustentável e sustentado? Se existem, não consigo percebê-los, estarão escondidos em qualquer estratagema, como tantos outros... Poderão, os menos atentos, referir o turismo ou o nome de Montalegre. Pois! Certo é que o nome da região é bastante mais conhecido, não menos certo que há muitas pessoas que visitam o concelho... Mas quais são as consequências mais amplas que estes fluxos efectivamente têm no desenvolvimento? E o que de verdadeiro poderemos oferecer-lhes além da beleza natural? Segundo: algumas da bandeiras de governação não passam

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...

Lendas de Montalegre e Barroso

Lenda da Ponte da Misarela "Legado exuberante do imaginário popular, construído de estórias e memórias de origem obscura, narradas e acrescentadas ao longo de anos e séculos, e fortemente ligado a crenças religiosas, com seus temores, terrores, profissões de fé e ânsias de protecção divina, as lendas constituem um vasto e fascinante espólio cultural do nosso país. O Norte português é especialmente rico no que ao lendário respeita, numa sarabanda fantasmática de espectros e almas penadas, duendes e princesas cativas, lobisomens e potes de ouro escondidos. No Barroso, muitas são as lendas passadas de geração em geração, mas a mais notória de todas será a da Ponte da Misarela, em que, como em tantos outros casos acontece, o protagonista é o diabo. O próprio, em pessoa. Localizado na aldeia de Sidrós, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre o cenário do episódio é a velha Ponte da Misarela, sobre o Rabagão, cujas margens penhascosas surgem belas a uns e horríveis a outros, co