Avançar para o conteúdo principal

"Ares da Áustria vão revolucionar Alto Tâmega"

E não fui eu que disse...

A partir da próxima semana, o Alto Tâmega e Barroso vai sofrer uma autêntica revolução económica e cultural. O milagre chama-se Áustria, país da Europa Central, onde a maioria dos autarcas que comandam os destinos desta micro-região transmontana se encontram desde o passado domingo a convite e expensas da empresa de produção de energia (hidroeléctrica e eólica), detida maioritariamente pelas seis Câmaras do Alto Tâmega, a EHATB (Empreendimento Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso). Além de conhecimentos sobre a produção eléctrica, não fosse a Áustria um país exportador de energia, espera-se também que os ares que viram nascer alguns dos mais importantes compositores musicais (Satrauss, Mozart, berg?) influenciem o gosto dos presidentes da Câmara. Aliás, são esperadas mudanças já no cartaz das festas concelhias de Verão que se aproximam. Em Montalegre, onde está já anunciada uma caterva de artistas pimba, espera-se mesmo que os contratos venham a ser renunciados. Além disso, é de esperar ainda que o ambiente onde surgiram também alguns dos mais conhecidos e universais filósofos (Popper, Freud, Godel?) sejam capazes de influenciar a política de quintal seguida, sem excepção, por estes autarcas. Depois deste arejamento de mentalidades, o Alto Tâmega e Barroso, certamente, nunca mais será o mesmo! E se justifica, assim, que não foi em vão o investimento da EHATB, uma empresa com maioria de capital municipal, na excursão à Áustria.
Data de Publicação: 11/05/2006
Provavelmente, ainda poderiam acrescentar-se algumas ideias mais a este texto...

Comentários

  1. Anónimo15.5.06

    Não bastava já as generosas gratificações mensais ( ao que se consta !) que as eolicas proporcionam aos autarcas.
    Quanto mais leva-los a passear.
    Isto tem o seu aspecto romântico.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl....

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e...

IV CeltiRock 2007

A IV edição do CELTIROCK será realizada em Vilar de Perdizes nos dias 10, 11 e 12 de Agosto . Brevemente, a Associação Cultural INVENSONS, entidade promotora e organizadora do Festival, disponibilizará informações mais concretas sobre o evento.