Avançar para o conteúdo principal

Crónica de uma inauguração azarada


…um aluno do 5.º ano, encarregue de entregar um presente ao Secretário de Estado, que não sabia muito bem se andava no 5.º A, B ou C.
…uma lápide à medida da Ministra da Educação que achou por bem dispensar o seu descerramento a troco de “motivos de agenda”.
…uma sala de tecnologias da informação e comunicação sem um retroprojector multimédia, "sem computadores" e sem um único quadro interactivo.


E …”falam” de “Novas Oportunidades”! Para quem? E… falam de “Choque Tecnológico”! Para quando?
São estes “pequenos” exemplos que nos dizem que algo não vai bem na educação em Portugal e é enorme o desfasamento entre a retórica e a sua aplicação.
Grosso modo, a educação em Portugal, plasma-se num corpo docente desmotivado e desconfiado das políticas prosseguidas pelo Ministério, nas salas mal equipadas ou sem equipamento e nos encerramentos de escolas sem que estejam devidamente asseguradas alternativas viáveis onde se salvaguardem, nomeadamente, as condições de transporte das crianças e jovens, em segurança, para outro estabelecimento de ensino.
Nestas condições, um aluno do 5.º ano é bem capaz de chegar ao fim do ano sem saber muito bem se pertence ao 5.º A, B ou C, pois a escola, não se lhe apresenta como um espaço agradável, acolhedor, bem equipado e motivador para o desenvolvimento das suas capacidades pessoais e sociais.

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl....

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e...

IV CeltiRock 2007

A IV edição do CELTIROCK será realizada em Vilar de Perdizes nos dias 10, 11 e 12 de Agosto . Brevemente, a Associação Cultural INVENSONS, entidade promotora e organizadora do Festival, disponibilizará informações mais concretas sobre o evento.