Avançar para o conteúdo principal

Nova rede nacional de urgências

O Governo, através de um despacho do Ministro da Saúde, publicado na passada terça-feira, em Diário da República, apresentou a proposta da nova rede de urgências hospitalares, a qual se divide em três categorias: SUP (Serviço de Urgência Polivalente), SUMC (Serviço de Urgência Médico-Cirúrgico) e SUB (Serviço de Urgência Básico). O culminar de um processo que se iniciou em 1996 com a Comissão Nacional de Reestruturação das Urgências e, posteriormente em 2001, com o grupo de acompanhamento da reforma das urgências.

Esta é a lista da região Norte:
NorteVila Real (SUP)
Braga (SUP)
Porto - Hospital de S. João (SUP)
Porto - Hospital de Sto. António (SUP)
Viana do Castelo (SUMC)
Bragança (SUMC)
Chaves (SUMC)
Mirandela (SUMC)
Guimarães (SUMC)
Famalicão (SUMC)
Vale do Sousa (SUMC)
Matosinhos (SUMC)
Gaia (SUMC)
Barcelos (SUB)
Valongo (SUB)
Póvoa do Varzim (SUB)
Amarante (SUB)
Valença do Minho (SUB)
Ponte de Lima (SUB)
Montalegre (SUB)
Mogadouro (SUB)

Interessante constatar que na zona Norte apenas 3 vilas - Mogadouro, Montalegre e Valença do Minho - conseguiram manter o seu serviço de urgências, justificado pelo tempo necessário de deslocação de mais de uma hora a um serviço similar ou de nível superior.

Recursos humanos
No que respeita aos recursos humanos de um SUB, o despacho refere, como mínimos, dois médicos e dois enfermeiros, em presença física, um auxiliar de acção médica e um administrativo, por cada equipa. Isto quer dizer que, a acontecer o proposto, o Serviço de Urgência Básico de Montalegre vai ficar mais bem servido em recursos humanos. Recorde-se que, na situação actual, o serviço de urgência é assegurado apenas por um médico.

Comentários

  1. Anónimo19.9.06

    ...duvido que fiquem dois médicos de serviço ao mesmo tempo, mas dadas as circunstancias é muito bom ficarem abertas as urgências nessas vilas! temo pelas pessoas das restantes localidades,não se podem dar ao luxo de ficarem doentes!!!!!!! hoje em dia fecham-se serviços no interior/norte como se não fossem necessarios!!! DESERTIFICAÇÃO, não há hipotese.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20.9.06

    encerra isto, encerra aquilo, blablablabla blablabla... Gostaria de saber como vamos viver no interior, com que meios e com que recursos!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20.9.06

    e para outubro vai-se mais um medico embora....ou seja....não vai haver s. de urgencias????????

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21.9.06

    o interior está cada vez mais a sentir os efeitos da desertificação; é um facto!
    Montalegre está irremediavelmente isolada; é um facto!só resta saber tirar conclusões e ter a sabedoria para tornar esta situação num ponto a nosso favor, ou seja, já que estamos isolados, vamo-nos unir e progredir. deixo aqui esta questão no ar-como aproveitar o isolamento do concelho de Montalegre, tornando-o um elemento dinamizador doponto de vista económico, cultural demográfico, etc.
    já falei com várias pessoas sobre este tema, mas reconheço que´não é de facil resposta.
    um abraço,
    PM

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl.

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...