Avançar para o conteúdo principal

IV FESTIVAL CELTIROCK – VILAR DE PERDIZES


Vai realizar-se nos dias 16, 17 e 18 de Novembro de 2007, em Vilar de Perdizes, a 4.ª edição do Festival Celtirock.

Ao contrário do que aconteceu nas últimas três edições, nas quais o festival aconteceu em Montalegre, a organização decidiu, este ano, mudar o festival para Vilar de Perdizes, numa viragem que acrescentará mais-valias ao mesmo, nomeadamente, através de uma participação mais activa da população local na planificação e desenvolvimento das diversas actividades. Esta aldeia, conhecida pela realização do Congresso de Medicina Popular, demonstra uma grande abertura relativamente a novas propostas culturais, reconhecendo a sua importância no desenvolvimento sócio-económico local.

Para os que se deslocarem neste fim-de-semana ao festival, será possível participarem em concertos de grande qualidade que vão desde a música tradicional dos Gaiteiros de Pitões até à pureza celta irlandesa dos alemães Paddy B & Tom Hamilton, às actuais tendências folk-jazzísticas dos portugueses Ginga ou ao minimalismo dos galegos Anxoblastrio. Para os que desejarem haverá também exposição e venda de cd's, artesanato, licores, chás, ervas medicinais e produtos tradicionais (pão, castanhas, entre outros). Os mais resistentes poderão ainda, ao fim da noite de sábado, provar a deliciosa queimada.

Durante as tardes de sábado e domingo, haverá animações de rua, jogos populares e visitas guiadas ao património construído da aldeia (forno do povo, lagar, entre outros).
Os visitantes poderão ainda observar um vasto património arqueológico situado na zona envolvente: Penedo de Ramezeiros, Penedo de Caparinho, Altar da Penascrita, etc.

A organização, a cargo da Associação Invensons, conta com o apoio do Instituto Português da Juventude, da Delegação Regional da Cultura do Norte, da Freguesia de Vilar de Perdizes e da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes.

Ver programa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e...

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl....

Feira do Fumeiro Montalegre 2012

21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 - De 26 a 29 de Janeiro A edição 21.ª da Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 vai acontecer entre os dias 26 a 29 de Janeiro. Não perca esta oportunidade, venha até Montalegre e delicie-se com o excelente fumeiro e presunto da região de Barroso. Programa da 21.ª Feira do Fumeiro de Montalegre 2012 QUINTA-FEIRA – DIA 26 15h00 – Receção dos convidados no Pavilhão Multiusos 15h30 – Sessão de abertura presidida pelo Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo 16h00 – Abertura oficial da XXI Feira do Fumeiro - Multiusos Visita aos pavilhões e tasquinhas Animação com Gaiteiros 20h00 – Encerramento do pavilhão Grupo de Concertinas de Ormeche 21h00 – Apresentação do livro "Portugal a Pé" na sede do Ecomuseu de Barroso SEXTA-FEIRA – DIA 27 10h00 – Abertura da Feira do Fumeiro Animação por: · Grupo de Concertinas Corajosos de Salto 20h00 – Encerramento da Feira do ...