Avançar para o conteúdo principal

Da Reunião de hoje com o Sr. Ministro da Saúde

Hoje, em conformidade com a notícia avançada pela Lusa (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=265247), vão reunir com o ministro da saúde, em representação e defesa dos interesses dos seus munícipes, seis autarcas, cujos concelhos são servidos pelo serviço de urgências do hospital de Chaves. Desejamos-lhe sorte e esperamos que, em virtude de agirem concertadamente e dada a validade dos argumentos que possuem, consigam persuadir o senhor ministro da necessidade de manter o referido serviço a funcionar, pelo menos, nos moldes actuais.
Dado o discurso do senhor ministro, à data da manifestação ocorrida em Chaves, as expectativas não são as melhores. Porém, é de aguardar que seja sensível a argumentos, para além de outros, como o da dispersão geográfica da região, bem como, ao facto de a região ser povoada por um número extraordinariamente grande de idosos.
Aguardemos pelas notícias que hão-de trazer os nossos autarcas. Caso a informação por eles trazida se demonstre razoável, ou seja, favorável à permanecia das urgências no estado actual, podemos e devemos, para além de lhes reconhecer empenho, fazer-lhe notar que agindo conjuntamente, a grandeza da sua actuação junto do poder central é exponenciada e assume a relevância de representar cerca de 80.000 cidadãos de pleno direito. Caso contrário, se o ministro não mudar de opinião, devemos incitá-los, a bem da região e dos seus habitantes, a desenvolver novas estratégias que resultem em iniciativas renovadas de dissuasão do governo e do senhor ministro em levar por diante a sua intenção de desclassificar as ditas urgências.
Aguardemos.

Comentários

  1. Anónimo4.3.07

    È lamentável que as urgências fechem, os serviços de primeira necessidade vão para os meios mais urbanos e o interior cada vez mais se despovoa,etc, etc.
    Mas o que também è verdade è que: os Srs. Médicos quando optaram pela "Exclusividade" foi uma maneira muito ardilosa de ganhar mais uns cobres.
    Pois è: como se não lhe chegasse, dou este exemplo,retirado de dados oficiais, que dizem: um médico nas urgências de Vila Pouca, onde são atendidos 1,4 doentes por noite, fica ao Estado pela módica quantia de 124 contos(620€).
    Ou não seria por acaso, que os clinicos cá da terra não deixam escapar uma urgência, seja ela em Vila Pouca, Chaves ou Vila Real.
    Pelo menos 4, todos nós os conhecemos muito bem.
    Depois estão sempre indispostos e cansados,para observar a população no nosso Centro de Saúde.
    Se lhe aparece por cá um colega seu, Espanhol, logo lhe criam todo o tipo de dificuldades,porque a concorrência não lhes è bem vinda.

    Seria interessante saber qual o ordenado final, que qualquer um destes 4 clinicos totaliza ao fim do mês ?

    Para que a situaçãosócio-económica deste país chegasse onde está muita da responsabilidade caberá a estes Srs.
    Como já não bastassem os os famosos congressos e viagens ao estrangeiro e a forma como são obtidos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Sobre a governação do concelho... e a (re)(re)(re)candidatura

Pessoalmente, considero que estão reunidos todos os motivos para podermos considerar o candidato do PS um mau candidato. É óbvio que esta opinião tem base de sustentação porque é perfeitamente perceptível o seu desempenho, tantos são os anos de governação. Primeiro: não se vislumbra, nem com muito esforço, qualquer estratégia governativa ou de desenvolvimento. Para onde quer levar o concelho? Quais são os aspectos estruturantes de desenvolvimento sustentável e sustentado? Se existem, não consigo percebê-los, estarão escondidos em qualquer estratagema, como tantos outros... Poderão, os menos atentos, referir o turismo ou o nome de Montalegre. Pois! Certo é que o nome da região é bastante mais conhecido, não menos certo que há muitas pessoas que visitam o concelho... Mas quais são as consequências mais amplas que estes fluxos efectivamente têm no desenvolvimento? E o que de verdadeiro poderemos oferecer-lhes além da beleza natural? Segundo: algumas da bandeiras de governação não passam

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...

Lendas de Montalegre e Barroso

Lenda da Ponte da Misarela "Legado exuberante do imaginário popular, construído de estórias e memórias de origem obscura, narradas e acrescentadas ao longo de anos e séculos, e fortemente ligado a crenças religiosas, com seus temores, terrores, profissões de fé e ânsias de protecção divina, as lendas constituem um vasto e fascinante espólio cultural do nosso país. O Norte português é especialmente rico no que ao lendário respeita, numa sarabanda fantasmática de espectros e almas penadas, duendes e princesas cativas, lobisomens e potes de ouro escondidos. No Barroso, muitas são as lendas passadas de geração em geração, mas a mais notória de todas será a da Ponte da Misarela, em que, como em tantos outros casos acontece, o protagonista é o diabo. O próprio, em pessoa. Localizado na aldeia de Sidrós, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre o cenário do episódio é a velha Ponte da Misarela, sobre o Rabagão, cujas margens penhascosas surgem belas a uns e horríveis a outros, co