Avançar para o conteúdo principal

O Terras de Barroso chegou ao fim...

Não é um "adeus", apenas um "até já". O Tdb - Terras de Barroso chegou ao fim da linha, no entanto, todo o material produzido ficará como repositório, podendo ser consultado a qualquer momento. Agradecemos a todos quantos por aqui passaram, partilharam experiências e deixaram as suas contribuições.

Acabámos de embarcar num novo projecto que nos vai permitir outras funcionalidades técnicas e uma maior facilidade em chegar às pessoas.

A partir de hoje a nossa nova casa passa a ser: montalegre.info. Esperamos continuar a contar com a vossa presença.

Vítor Afonso

Comentários

  1. Anónimo25.5.09

    Parabéns pelo "new-look" dado aos espaço mas, porventura, insuficiente para prestar o melhor serviço à nossa Terra.

    Se o exemplo que aqui for respigado, conseguindo seduzir as expressivas comunidades de barrosões espalhadas pelo mundo e trazer as suas experiências para este espaço, então diremos. VALEU A PENA!

    Se se persistir no "velho formato" de apenas olharmos para o nosso pequeno umbigo, então mais valerá não incomodar ninguém com as opiniões políticas que por aqui possamos expressar e que irão ter consequências na vida de cada um de nós.

    É que se não soubermos incomodar, por aqui, os responsáveis pela actual situação de Barroso - que não apenas os de Montalegre, pertencendo eles a uma ou outra força política - então chegaremos à conclusão de que tudo vai continuar como dantes.

    E a mudança que terá de ser imprimida a todos os níveis nas Terras de Barroso, deve ser estrutural e cívica, realizada, é certo, com todos os que por lá ainda permanecem e os que de lá tiveram que sair; porventura com alguma pena de o terem feito.

    Querer retomar um "velho amor", fica bem e até se recomenda, quando ele é sincero e não seja de oportunidade...

    Barroso pode ser cada vez mais um espaço de futuro e isso dependerá absolutamente dos seus verdadeiros filhos e também deste tipo de fóruns vivos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25.5.09

    Mas o "muro" persiste e sem necessidade...!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo n.º1,

    As mudanças são sempre salutares e, neste caso, a mudança pretende ser claramente para melhor. Este espaço vai permitir muito mais funcionalidades e pretenderá continuar a ser um espaço de partilha de opiniões entre todos aqueles que queiram colaborar. No entanto, em democracia há regras que devem ser respeitadas como todos compreenderão.

    Caro anónimo n.º2,

    a necessidade da persistência do "muro" justifica-se enquanto houver nas Terras de Barroso gente que não sabe ocupar o seu lugar como cidadão, em plena faculdade de direitos e deveres.

    A necessidade da persistência do "muro" justifica-se enquanto nas Terras de Barroso houver gente que, na falta de argumentos, ataca os seus interlucutores, sem medir as palavras.

    É necessário que haja responsabilidade e responsabilização e que cada um assuma a sua posição e assine por baixo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo25.5.09

    Caro Pedro!
    O momento é da maior gravidade para o futuro de Barroso, pelo que tudo o que seja feito para encontrar a génese do problema será pouco; até porque os actores da tragédia continuam vivos e ligados ao “estado de coma” em que nos encontramos. Pô-los a sair da toca, eis o que nos cabe fazer...

    Se tais "eunucos" vierem para aqui insultar os que estão a fazer a caminhada, situação que nem será novidade nenhuma, eles deverão ter a devida resposta, tanto mais que quem tem aquela "coisa" tem medo e a democracia ainda não acabou...

    Tal como o diz relativamente aos "anónimos" - que somente razões tácticas o justificam - deve ter-se idêntica postura relativamente ao uso do veto que está a utilizar neste espaço e que deve ser até Outubro próximo um espaço de debate consequente para Barroso. Quanto mais não seja para ser o contraponto a outros espaços onde a democracia não conseguirá fazer escola.

    Hoje precisamos de políticos à altura da gravidade que Barroso atravessa e se precisarmos da "espada", utilizá-la-emos se necessário for contra os inimigos de Barroso.

    Vamos ter por aqui gentinha que vive da política e por ela morrerá; pois de outro modo não reagiam do modo como reagem em alturas cruciais e onde se decide o nosso futuro colectivo.

    E em Outubro próximo, na minha opinião, vai decidir-se o futuro da nossa terra, ainda que os líderes actuais se mantenham em funções mas com um quadro claramente distinto do actual, porque a actual crise não lhe dará descanso e os apoios vão ser muito condicionados adentro das várias forças políticas.

    O problema actual, tem mais a ver com o MAU ESTADO DA OPOSIÇÃO do que com o MAU ESTADO de quem tem sido mandatado para fazer os possíveis em manter Barroso vivo, que para mim até tem sido considerado um “feito”.

    A manter-se o actual quadro de alternância, em Outubro voltaremos a ter à frente do Município um homem que, com mérito reconhecido, procura traduzir a vontade do seu eleitorado, estando os outros, de há vinte anos a esta parte, APENAS a aguardar uma oportunidade que lhes “surgirá” numa manhã de denso nevoeiro…

    Só o esforço cívico de todos nós poderá ajudar a mudar este TRISTE PANORAMA POLÌTICO de Barroso, ainda que haja os “mal educados” do costume a insultar-nos por aqui; pior insulto, só o despovoamento irreversível de Barroso o poderá ser…

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, enganou-se no interlocutor. :)
    Não foi o Pedro que escreveu.

    No entanto, continuo a defender que pelo facto de os comentários estarem sujeitos a moderação, em nada impede que haja debate e a prova disso é que nenhum dos seus comentários, apesar de anónimos, ficou por publicar.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo27.5.09

    Caro Vitor!
    As devidas desculpas pela troca de interlocutor!
    Penso bem que este espaço ficaria mais enriquecido se não existissem condicionamnentos de "visto prévio", tal como já acontece noutros espaços. Mas como assim o entendem, paciência e o assunto deve ser dado por encerrado e até que se confirme inadequado ao fim pretendido(!)...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Sobre a governação do concelho... e a (re)(re)(re)candidatura

Pessoalmente, considero que estão reunidos todos os motivos para podermos considerar o candidato do PS um mau candidato. É óbvio que esta opinião tem base de sustentação porque é perfeitamente perceptível o seu desempenho, tantos são os anos de governação. Primeiro: não se vislumbra, nem com muito esforço, qualquer estratégia governativa ou de desenvolvimento. Para onde quer levar o concelho? Quais são os aspectos estruturantes de desenvolvimento sustentável e sustentado? Se existem, não consigo percebê-los, estarão escondidos em qualquer estratagema, como tantos outros... Poderão, os menos atentos, referir o turismo ou o nome de Montalegre. Pois! Certo é que o nome da região é bastante mais conhecido, não menos certo que há muitas pessoas que visitam o concelho... Mas quais são as consequências mais amplas que estes fluxos efectivamente têm no desenvolvimento? E o que de verdadeiro poderemos oferecer-lhes além da beleza natural? Segundo: algumas da bandeiras de governação não passam

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...

Lendas de Montalegre e Barroso

Lenda da Ponte da Misarela "Legado exuberante do imaginário popular, construído de estórias e memórias de origem obscura, narradas e acrescentadas ao longo de anos e séculos, e fortemente ligado a crenças religiosas, com seus temores, terrores, profissões de fé e ânsias de protecção divina, as lendas constituem um vasto e fascinante espólio cultural do nosso país. O Norte português é especialmente rico no que ao lendário respeita, numa sarabanda fantasmática de espectros e almas penadas, duendes e princesas cativas, lobisomens e potes de ouro escondidos. No Barroso, muitas são as lendas passadas de geração em geração, mas a mais notória de todas será a da Ponte da Misarela, em que, como em tantos outros casos acontece, o protagonista é o diabo. O próprio, em pessoa. Localizado na aldeia de Sidrós, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre o cenário do episódio é a velha Ponte da Misarela, sobre o Rabagão, cujas margens penhascosas surgem belas a uns e horríveis a outros, co