Avançar para o conteúdo principal

Falta de gosto!

- Falta de gosto - é o minimo que se pode dizer acerca da escolha das decorações alusivas às festas do concelho, patentas nas várias rotundas da vila de Montalegre, a saber:
- Bandeiras dos Estados Unidos (como se pode ver na foto);
- Bandeiras de Inglaterra;
- Bandeiras de França;
- Bandeiras da Suiça.
Que dirão os emigrantes que ganham a sua vida em Espanha, em Andorra, no Brasil, na Alemanha, na Holanda, na Bélgica ou no Luxemburgo, entre outros? Será que se sentem benvindos?
Que dirão os imigrantes provenientes da Ucrânia, da Moldávia, da Rússia ou da China? Será que sentem que esta terra está disposta a trabalhar para a sua integração?
Lembram-se do celeuma provocado pelas declarações proferidas pelo Alberto João, na Madeira, não só xenófobas, mas também discriminates, porque apenas pretendiam atingir a comunidade chinesa.
E o que pensará a União Europeia, depois de ter enviado milhões de euros para pagar as grandes obras que se fizeram pelo concelho, e recebe, como gratidão, a colocação de bandeiras estado-unidenses, seu principal concorrente a nivel político e económico, um país que não respeita as liberdades e garantias dos cidadãos, embora se auto-proclame o grande arauto da liberdade e da defesa dos direitos humanos!
As ditas decorações, acima referidas, para além de carregarem alguma discriminação, apresentam-se totalmente desenquadradas do meio urbano envolvente, que se pretende o mais tradicional, natural e enquadrado possível, na paisagem. Por alguma razão se fizeram as obras do Urbcom, não?
A porem-se bandeiras, teria sido mais prudente colocar, por exemplo, as das 35 freguesias que compõem o concelho, desse modo, residentes, emigrantes e imigrantes, todos eles sentiriam, que a festa era de e para todos, porque, no fundo, existe um sentimento comum que os liga a estas terras. Julgo ser esse sentimento de pertença e de amor à terra, que nos define como barrosões.
Porque a festa deve ser, de e para todos, duvido muito que os conterrâneos das aldeias se revejam nas festas do concelho. Deixem aqui as vossas opiniões...


Comentários

  1. Anónimo2.8.05

    Ora atão, benho, atrabés da presente, dizer-bos que a c... das bandeiras metem-me um nojo do c......!
    Porque é que será que é preciso lembrar a todos nós que andamos por esse mundo de Cristo (às vezes mais parece do Diabo!), as várias nacionalidades do ganha-pão de muitos barrosões?
    Eu atrevo-me a dizer que, pelo menos neste mês de Agosto, a única nacionalidade que nos interessa é Barroso.
    Um abraço para todos e divirtam-se com moderação...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3.8.05

    Bandeiras das 35 freguesias... hummmm... será que as 35 têm bandeiras para exporem??? - duvido!!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3.8.05

    Ora ora ora q post mais despropositado, não é que as bandeiras dessas comunidades estão todas colocadas. Falar por falar é facil, mas deviam ter calma a colocar o post aqui, pois agora o que foi dito não faz qualquer sentido pois as bandeiras foram colocadas. Já as das freguesias essa é de rir, mas tb... quem escreve não deve viver em Montalegre! Só pode...

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo "anonymous", as bandeiras estão todas colocadas agora, quando o post foi colocado não estavam, portanto o post não é despropositado. Se há aqui algo despropositado é o seu comentário. Por acaso o anonymous conhece todas as freguesias do concelho? E as aldeias? Ou andamos aqui a enganar-nos uns aos outros! E não acha que cada freguesia deveria ter a sua bandeira, o seu brasão? Pois eu acho que sim. E só mais uma coisa: de facto não vivo em Montalegre, mas conheço o suficiente para poder falar.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo3.8.05

    Cara amiga vmma, Não concordo que as bandeiras deveriam ser das freguesias por uma razão muito obvia, o objectivo destas bandeiras(porque tem) é o de receber os nossos emigrantes e de uma forma solene e "agradecer" pela boa recepção que tiveram nos países de acolhimento. Se acha mal não se esqueça que nos tb passamos a ser pais de acolhimento, quem nos dera que na Roménia a Bandeira Portuguesa fosse lá colocada. Saudações de qualquer maneira gostei do post!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo6.8.05

    Cume se diz pur ka, gostos na se discutim ... agora afirmar ke os Barrosões na se revêem nas Festas du Concelho ... ka pra nos, ó Vmma tu na andas memo pur ka, ai na andas na!! Ou então será mal de vista ou ... dor di koto!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23.8.05

    Parece que vivem em Africa!!! Acima de tudo somos Barrosões, morando cá ou não!!! As bandeiras...não enteressa se eram ou não a melhor opção, o que de facto enteressa é que os nossos conterrâneos ficaram mais uma vez orgulhosos das festas do seu concelho !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl....

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e...

IV CeltiRock 2007

A IV edição do CELTIROCK será realizada em Vilar de Perdizes nos dias 10, 11 e 12 de Agosto . Brevemente, a Associação Cultural INVENSONS, entidade promotora e organizadora do Festival, disponibilizará informações mais concretas sobre o evento.