
Esta imagem é a antevisão de uma primeira fase dos trabalhos.
Diz-se que foi solicitado um estudo a uma entidade de reconhecido mérito na matéria, por outra entidade de não menos mérito, mas em outras matérias, estudo fundamental como tantos outros, para levar a cabo uma remodelação da estátua de Cabrilho.
Reconhecido pelos seus feitos de navegação e de descoberta, parece ser ultrapassado por outros ilustres do concelho, pelo que, e para não se gastar muito dinheiro, que faz falta para outras coisas, vai ser retirada apenas a cabeça e colocada outra no seu lugar. É que não falta quem ande a navegar e a descobrir o impensável e os feitos do João passam justamente para segundo plano, até porque não há certeza - as opiniões divergem - acerca do facto de ele ser português.
Desta forma, presta-se homenagem a um barrosão, cuja origem esteja devidamente atestada e cujos (de)feitos o mereçam, numa avaliação imparcial e politicamente justa, como normalmente acontece quando se homenageia alguém, e esquece-se, até que certezas haja, um navegador que pode ser espanhol...
Isto é o que se diz...
Caro Pontes, as candidaturas têm sido implicitamente assumidas...
ResponderEliminar