Avançar para o conteúdo principal

...

"Nesta última década, a Taxa de Natalidade caiu de 8.7% para 5.5%, enquanto que a Taxa de Mortalidade subiu de 14.6% para 16.6%. Neste mesmo período, o número de nados vivos, com tendência decrescente, foi sempre inferior ao número de óbitos, do que resulta um saldo fisiológico negativo e, portanto, uma não substituição de gerações."
in Carta Educativa de Montalegre - Informação complementar

Comentários

  1. Anónimo31.10.06

    Vá-se lá saber quem foi o erudito(a) que nos presenteia com tão esclarecedora informação, a qual não podia constar de outro documento que não fosse a carta educativa.
    Haja vergonha, se não sabem o que fazem, não façam, deixem para quem saiba fazer, ainda que tenham que lhe pagar.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo31.10.06

    NÃO PERCEBI A INTENÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR. NÃO A QUESTIONO, MAS SINCERAMENTE, NÃO ATINGI QUAL SERIA O SEU OBJECTIVO, NO ENTANTO, ESTE POST VEM ALERTAR PARA O FACTO DE QUE A POPULAÇÃO ESTÁ MAIS VELHA. RESTA TOMAR MEDIDAS PARA INVERTER ESTA TERRIVEL TENDÊNCIA.QUAIS? POIS BEM, DANDO CONDIÇÕES E PREMIANDO AS FAMILIAS QUE QUEIRAM E POSSAM TER MAIS QUE 3 FILHOS, A EXEMPLO DO QUE ACONTECE NA ALEMANHA, ONDE A MÃE PODE, SE QUISER, FICAR EM CASA A CUIDAR DOS FILHOS E RECEBER UM SALÁRIO IGUAL AO QUE RECEBIA QUANDO ESTAVA NO ACTIVO. OU SEJA, AS FAMILIAS NÃO PERDEM RENDIMENTOS E GANHAM QUALIDADE DE VIDA, O QUE É UM GARANTE DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, COM ISSO AUMENTANDO A TAXA DE NATALIDADE.
    ABRAÇO
    PM

    ResponderEliminar
  3. Anónimo31.10.06

    Será que on se lê, "do que resulta um saldo fisiológico negativo", deveria ler-se, "do que resulta um saldo demográfico negativo". Se assim for, o primeiro comentário faz sentido, dado que o documento em causa é nem mais nem menos do que informação complementar à carta educativa do Município de Montalegre, devendo, nessa medida,espelhar com exactidão aquilo que se pretende.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo31.10.06

    ver http://www.cm-montalegre.pt/showNT.php?Id=478

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2.11.06

    Para o Anónimo de 31 de Outubro, 02:58:40 PM:

    O SALDO FISIOLÓGICO é a diferença entre o número de Nados-Vivos e o número de Óbitos, registado num dado período de tempo;
    O SALDO DEMOGRÁFICO, pura e simplesmnte, não existe!

    Se não sabe do que fala, cale-se!
    Se quiser aprender, identifique-se ou deixe um contacto, pois há sempre alguém que nos pode ensinar qualquer coisa (se estivermos dispostos a isso!).

    Saudações demográficas...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2.11.06

    Ao home atento:

    De facto, o saldo fisiológico existe e consiste "de facto" na diferença entre o nr. de Nados-Vivos e o nr. de Óbitos. Contudo, o saldo demográfico, "pura e simplesmente", também existe!
    Reconhecendo a minha ignorância, dado que até nem sou versado na matéria, espero que tão sabedora pessoa seja capaz de reconhecer, tal como apontou aos outros, os seus próprios erros. Se assim não for: "Cale-se!"

    ResponderEliminar
  7. Anónimo3.11.06

    O senhor erudito que defendeu o saldo fisiológico deve pensar muito bem antes de acusar os outros de ignorantes. De facto o saldo fisiológico parece que existe, mas parece-me um erro claro de português criado por alguém que não sabe o que é a fisiologia (A fisiologia (do grego physis = natureza e logos= estudo ou ciência), numa rápida definição, "é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo.". Assim, parece-me claro que um homem, ou nado-vivo/óbito, não se pode medir em termos fisiológicos, mas talvez em termos biológicos (de vida- nº de vidas) ou físicos (que vem do espaço que ocupamos, peso, matéria). Se o documento/lei fosse escrito por alguém entendido em fisiologia seria assim. Mas o que dominam são os entendidos em burrice...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo10.11.06

    Para o "entendido na matéria" e para o "homem mais atento", aqui fica a minha parca contribuição - entretenham-se com estes textos e deixem-se de parvoices. A minha intenção era ajudar-vos.

    Aqui fica qualquer coisinha para irem roendo:

    http://www.ine.pt/prodserv/destaque/2005/d050401-2/d050401-2.pdf

    http://www.civil.ist.utl.pt/~joanaca/PRUCivil/dados/Demografia.pdf

    http://e-geo.fcsh.unl.pt/pdf/cdp_2000_roca_website.pdf

    http://www.giase.min-edu.pt/aval_pro/pdf/JorgeGaspar_Port.PDF

    http://e-geo.fcsh.unl.pt/pdf/i_egp_er_1999_roca_website.pdf

    http://www.arsnorte.min-saude.pt/downloads/medir_para_mudar_03.PDF

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

Sobre a governação do concelho... e a (re)(re)(re)candidatura

Pessoalmente, considero que estão reunidos todos os motivos para podermos considerar o candidato do PS um mau candidato. É óbvio que esta opinião tem base de sustentação porque é perfeitamente perceptível o seu desempenho, tantos são os anos de governação. Primeiro: não se vislumbra, nem com muito esforço, qualquer estratégia governativa ou de desenvolvimento. Para onde quer levar o concelho? Quais são os aspectos estruturantes de desenvolvimento sustentável e sustentado? Se existem, não consigo percebê-los, estarão escondidos em qualquer estratagema, como tantos outros... Poderão, os menos atentos, referir o turismo ou o nome de Montalegre. Pois! Certo é que o nome da região é bastante mais conhecido, não menos certo que há muitas pessoas que visitam o concelho... Mas quais são as consequências mais amplas que estes fluxos efectivamente têm no desenvolvimento? E o que de verdadeiro poderemos oferecer-lhes além da beleza natural? Segundo: algumas da bandeiras de governação não passam

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...

Lendas de Montalegre e Barroso

Lenda da Ponte da Misarela "Legado exuberante do imaginário popular, construído de estórias e memórias de origem obscura, narradas e acrescentadas ao longo de anos e séculos, e fortemente ligado a crenças religiosas, com seus temores, terrores, profissões de fé e ânsias de protecção divina, as lendas constituem um vasto e fascinante espólio cultural do nosso país. O Norte português é especialmente rico no que ao lendário respeita, numa sarabanda fantasmática de espectros e almas penadas, duendes e princesas cativas, lobisomens e potes de ouro escondidos. No Barroso, muitas são as lendas passadas de geração em geração, mas a mais notória de todas será a da Ponte da Misarela, em que, como em tantos outros casos acontece, o protagonista é o diabo. O próprio, em pessoa. Localizado na aldeia de Sidrós, na freguesia de Ferral, concelho de Montalegre o cenário do episódio é a velha Ponte da Misarela, sobre o Rabagão, cujas margens penhascosas surgem belas a uns e horríveis a outros, co