Chamar-lhes-ia Contas de Outro Rosário...
Abordados por jornalistas para comentários acerca da notícia de hoje, referente a ilegalidades relacionadas com o financiamento dos partidos no que respeita à campanha para as Legislativas de 2005 - recentes, portanto - as declarações dos intervenientes passaram por palavras como:
"E tal, estamos a fazer um esforço por cumprir... e tal... Isto é muito complicado, mas estamos a fazer um esforço..."
As declarações de hoje, em síntese, poderão resumir-se a isto.
Criam as leis, e bem necessária por sinal a que regulamenta o financiamento dos partidos, e depois fazem um esforço para cumprir ou nem tanto. É algo complexo, prestar contas, especialmente quando o período em que elas se exigem é limitado. Não basta fazer um esforço, é preciso cumprir... Ou ser sancionado como qualquer outro cidadão que se fique pelo esforço.
Além dos financiamentos para as campanhas, astronómicos, impensáveis, os partidos recebem mensalmente o sustento dos contribuintes. Nós é que lhes pagamos. E não apenas aos deputados, ministros, secretários de estado..., nós pagamos o funcionamento dos partidos. E eles fazem apenas um esforço por cumprir o que agora o Tribunal Constitucional lhes exige de transparência por lei..., nomeadamente no que respeita a verbas de donativos e afins...
E fizessem o mesmo relativamente à campanha das Autárquicas...
Será que encontraríamos verbas inscritas nos documentos oficiais, relativas a despesas com deslocações de votantes ou autocarros? Não creio. É coisa que não existiu, com certeza. Ou, se existiu, já não diz respeito às campanhas ou aos partidos. Foi no período de reflexão e de esforço individual. Também serão contas de outro rosário!
Comentários
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.