Avançar para o conteúdo principal

RASARP 2005

Foi publicado no dia 10 de Outubro o Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP), relativo ao ano de 2005 e encontra-se já dispoível na web.
A leitura que efectuei do documento permitiu-me verificar que, no ano a que se refere o relatório, e contrariamente ao que aconteceu em 2004, no concelho de Montalegre, o trabalho com a água decorreu de forma exemplar. As análises regulamentares obrigatórias foram realizadas na sua quase totalidade e, em termos de Valores Paramétricos, apenas uma percentagem de 0,13%, se encontrava em violação.
Efectivamente, e segundo estes dados, podemos dizer que durante o ano de 2005 se consumiu água de qualidade no concelho de Montalegre, tendo esta qualidade merecido a necessária atenção dos competentes. Congratulamo-nos com o facto.
Refere-se no documento que foi muito significativa a redução do incumprimento relativamente ao ano anterior, apresentando o presente relatório uma percentagem de apenas 3,68% de incumprimento, contra os 13, 78% de 2004. As razões terão sido a "conjugação de esforços feitos pelo IRAR, enquanto autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, e pelas entidades gestoras no cumprimento das obrigações previstas na legislação em vigor." Os resultados demonstram "que a estratégia desenvolvida, muito baseada na pedagogia e na pró-actividade, foi determinante (...). Evidencia também que, complementando esta estratégia com um grau de exigência e de rigor crescentes e fazendo cumprir, coercivamente quando necessário, o que está previsto na lei, é possível que, num breve horizonte temporal, Portugal acompanhe os seus parceiros mais desenvolvidos da União Europeia na obtençao do valor de 0, 00% de análises em falta."
Pode ainda ler-se a determinando momento...

"Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A.
No ano de 2005, a entidade gestora abasteceu, em alta os municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Vila Nova de Foz Côa, Montalegre, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e São João da Pesqueira."
Por que razão o concelho de Montalegre figura nesta lista como tendo sido abastecido em alta pela referida empresa?
É uma dúvida que não consegui esclarecer, até porque os dados relativos a Montalegre surgem nas entidades gestoras em baixa...
De qualquer forma, diz que a água que se foi bebendo durante o ano passado é dita de qualidade. Anda bem!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl.

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...