Foi publicado no dia 10 de Outubro o Relatório Anual do Sector de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP), relativo ao ano de 2005 e encontra-se já dispoível na web.
A leitura que efectuei do documento permitiu-me verificar que, no ano a que se refere o relatório, e contrariamente ao que aconteceu em 2004, no concelho de Montalegre, o trabalho com a água decorreu de forma exemplar. As análises regulamentares obrigatórias foram realizadas na sua quase totalidade e, em termos de Valores Paramétricos, apenas uma percentagem de 0,13%, se encontrava em violação.
Efectivamente, e segundo estes dados, podemos dizer que durante o ano de 2005 se consumiu água de qualidade no concelho de Montalegre, tendo esta qualidade merecido a necessária atenção dos competentes. Congratulamo-nos com o facto.
Refere-se no documento que foi muito significativa a redução do incumprimento relativamente ao ano anterior, apresentando o presente relatório uma percentagem de apenas 3,68% de incumprimento, contra os 13, 78% de 2004. As razões terão sido a "conjugação de esforços feitos pelo IRAR, enquanto autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, e pelas entidades gestoras no cumprimento das obrigações previstas na legislação em vigor." Os resultados demonstram "que a estratégia desenvolvida, muito baseada na pedagogia e na pró-actividade, foi determinante (...). Evidencia também que, complementando esta estratégia com um grau de exigência e de rigor crescentes e fazendo cumprir, coercivamente quando necessário, o que está previsto na lei, é possível que, num breve horizonte temporal, Portugal acompanhe os seus parceiros mais desenvolvidos da União Europeia na obtençao do valor de 0, 00% de análises em falta."
Pode ainda ler-se a determinando momento...
"Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A.
No ano de 2005, a entidade gestora abasteceu, em alta os municípios de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Mogadouro, Vila Nova de Foz Côa, Montalegre, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e São João da Pesqueira."
Por que razão o concelho de Montalegre figura nesta lista como tendo sido abastecido em alta pela referida empresa?
É uma dúvida que não consegui esclarecer, até porque os dados relativos a Montalegre surgem nas entidades gestoras em baixa...
De qualquer forma, diz que a água que se foi bebendo durante o ano passado é dita de qualidade. Anda bem!
Comentários
Enviar um comentário
Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.