Avançar para o conteúdo principal

Água... ao preço da chuva

Em Montalegre, teremos que nos ir preparando... A qualidade da água paga-se.
O tarifário actual para consumos domésticos, segundo dados oficiais, é de de 0,34 ?, para um consumo de 0 m3 a 5 m3, que corresponderá à maioria dos munícipes. Com a empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro a tomar conta da distribuição, os valores serão consideravelmente mais elevados. O valor para o ano 2006 corresponde a 0,5454 ?/m3. É simplesmente a empresa que promove os mais elevados custos para o consumidor. Caso o facto continue a verificar-se, em Montalegre estará, com certeza, relacionado com a escassez do líquido. Desconheço a existência de qualquer regime de excepção para o concelho, apesar de ser o local de captação para abastecimento de outros da região.
Fica-nos, ainda assim, a expectativa da qualidade, ainda que não ao preço da chuva.

Comentários

  1. Anónimo3.10.06

    É uma vergonha! Assim se combate a desertificação de Trás-os-Montes.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. 1. A diferença entre os dois valores está no facto de que o primeiro pode ser um valor subsidiado e o segundo o preço do custo da água de qualidade;
    2. O regime de excepção pode muito bem (e acreditamos que o seja) feito em função dos consumos -- poe exemplo, para os escalões mais baixos -- que pode muito bem ser a forma de reconhecimento de dois valores: o da economia de um bem essencial e o do apoio social a famílias de fracos recursos ou numerosas.E são apenas exemplos...
    3. Uma pergunta. Por que razão tivemos nós que lhe colocar estes esclarecimentos? Porque não vislumbrou estas (ou outras, vade retro pensar que sabemos tudo!) soluções ou possibilidades; ou porque, imaginando-as (ou outras) possíveis não lhe interessava partilhá-las com o «vulgo»?.
    4. Não o incomoda que a um texto tão explicativo sobre tema de enorme actualidade, e retirando este comentário sem valor, as abordagens ou comentários feitos ao seu post se resumam a frases expressivas do género das que antecedem. Tipo comício!

    Ah, esquecia a ironia da «escassez do líquido». Sublime!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12.10.06

    Ó Nuno, deixa de fazer campanha, pensei que eras apartidario

    ResponderEliminar
  5. Não deixa de ser surpresa que tão douta e sabedora pessoa, Dr. Nuno Pereira, se limite a pressupostos que, no mínimo, "podem" raiar a hipocrisia. Dado que "pode", concretize... ou não "pode" dizer tudo o que sabe?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13.10.06

    http://npereira.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer o seu comentário:
- Os comentários do blog são moderados e serão colocados online após constatação de que estão de acordo com o assunto do post.
- Comentários ofensivos serão removidos.
- Não coloque links no comentário para divulgar o seu blog ou site, basta utilizar o OpenID no momento de enviar o comentário e o seu link ficará gravado.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.

Mensagens populares deste blogue

"Participar activamente na vida cívica da nossa Terra"

Participar : v. tr. fazer saber; anunciar; comunicar; informar; dar parte de; v. intr. fazer parte integrante; associar-se pelo pensamento; acompanhar solidariamente; ter ou tomar parte em; ter a natureza de, ou qualidades comuns a. Activamente : adv. de forma activa. ( Activo : adj. que tem actividade; enérgico; diligente...) Vida : s.f. estado de actividade dos animais e das plantas; o tempo que decorre desde o nascimento até à morte; existência; modo de viver; biografia de uma pessoa; comportamento; profissão; ocupação; emprego; carreira; actividade; ( fig .) animação; vitalidade; causa; origem; essência; a melhor afeição de alguém; vigor; energia; progresso; conjunto de manifestações da actividade de uma nação, de uma colectividade (...). Cívico : adj. de cidadão ou relativo aos cidadãos, como membros da Nação, do Estado; patriótico; respeitante ao bem público (...). Nosso, nossa : deter. e pron. poss. pertencente ou relativo a nós; do nosso país ou da nossa raça; s. m. pl.

As "Tasquinhas"

Começaria pela designação... Pelo que se nos apresentou, os lugares apelidados de tasquinhas pouco ou nada tinham disso, a não ser a saudável confusão, algum descuido do serviço, inevitável com tanta gente, e os produtos... Quanto à apresentação, estas "luxuosas tasquinhas", como já alguém referiu, na verdade não o eram, pela sua modernidade. Dir-me-ão que, como instalações novas, não poderia esperar-se outra coisa, que com o tempo as coisas ficarão menos modernas... É certo, mas esperava outra coisa. Não sei bem o quê, mas outra coisa... Não teria sido difícil atribuir a estes locais um ambiente algo mais rústico, fazendo apelo à rusticidade do evento e da região. E não ficariam descontextualizadas no conjunto da obra, porque contribuiriam, com toda a certeza, com algo que parece faltar-lhe. O afastamento, que mantêm, pareceu-me também algo menos positivo, apesar dos utílimos espaços para enormes fogueiras... Há uma dispersão das pessoas e perde-se o ambiente que se vivia e

Origem do nome "Montalegre" - A Lenda

"Conta-se que o rei, para castigar o comportamento condenável de um fidalgo, não arranjou melhor castigo (ou mais severo), do que desterrá-lo para Montalegre (que teria outro nome), por largo período de tempo. Cumprida a pena, mandou o desterrado aparelhar o cavalo para partir. Quando o criado lho apresentou para que montasse, o fidalgo mete o pé no estribo e diz para quem foi apresentar despedidas: “ Monto, e monto alegre ”. Isto, diz a lenda e terá sido a origem do actual nome da vila - Montalegre ”. PR: wait... I: wait... L: wait... LD: wait... I: wait... wait... Rank: wait... Traffic: wait... Price: wait... CY: wait... I: wait... YCat: wait... I: wait... Top: wait... I: wait... L: wait... C: wait...